Hoje é dia de celebrar os pais, aqueles que são exemplos de amor e inspiração para seus filhos, e nem sempre por laços biológicos, mas sim ligados pelo coração. Esse é um dos exemplos que trazemos na matéria especial do Dia dos Pais, destaque na edição digital de hoje, com um casal homoafetivo que vive a paternidade após a adoção.

As famílias de hoje são cada vez mais diversas, formadas por pessoas que se amam e vão fortalecendo seus vínculos ao longo da vida. Hoje celebramos pais de primeira viagem, os mais experientes, também avós que são considerados pais duas vezes, e poderíamos até estender para mães solos, que vivem também a paternidade no seu dia a dia. 

Destaque na reportagem ainda para um pai que tomou para si a responsabilidade de criar os filhos sozinhos, e segue com eles pelo diálogo, mas com a firmeza que a paternidade também exige. Não há um padrão para os pais, todos seguem fazendo o seu melhor dentro do que lhes é possível. Há quem se supere no posto de herói para os filhos, como também existem os que abdicam dessa função tão importante. 

A paternidade, assim como a maternidade, é desafiadora e transformadora. Como não há um padrão, não há um manual que oriente a criação dos filhos, o aprendizado é contínuo e ocorre junto com a formação de um novo ser humano. O importante é seguir com bons princípios, desejando o melhor para si mesmo e também ao próximo, e fazendo cada qual a sua parte para uma sociedade mais justa e de mais oportunidades para todos.

Claro que também há o lado comercial, e a data se tornou um importante momento, com oportunidade de incremento nas vendas para comerciantes e prestadores de serviços, colaborando assim para fomentar a economia local. 

O dia é de comemoração aos pais, mas como em outras datas, o reconhecimento e a valorização deve ser todo dia, retribuindo o amor e a dedicação de toda uma vida, e que este seja o legado formado por bons exemplos, não apenas nas palavras, mas principalmente nas atitudes do dia a dia, para as futuras gerações.