O alinhamento das cidades da região com o Governo do Estado tem garantido importantes investimentos, como os convênios assinados nesta segunda-feira (11) em Poá, trazendo para a cidade importantes melhorias para a mobilidade e infraestrutura. O evento de ontem, destaque nesta edição digital, contou inclusive com a presença do secretário de Parcerias em Investimentos do Estado, Rafael Benini. 

São anúncios importantes não apenas para Poá, mas para a região, com mais alça de acesso ao Rodoanel, assim como já está previsto em Suzano, e a esperada reforma e adequação das estações de trem, como estabelece o plano de concessão das Linhas 11, 12 e 13, incluindo também as estações de Mogi das Cruzes e a chegada até Cezar de Souza, atendendo uma reivindicação antiga dos moradores. 

O pacote de “bondades” para a região é muito bem-vindo, e também o governador Tarcísio de Freitas, já esteve por mais de uma vez no Alto Tietê neste ano, como em Mogi na inauguração da Praça da Cidadania, no distrito de Jundiapeba. O diálogo mais próximo com o Estado certamente traz muitos ganhos para as cidades da região, e também conquistas por meio do esforço regional através do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+), que tem realizado também um importante trabalho para que sejam atendidas as demandas comuns às cidades. 

Por outro lado, uma reivindicação de outros tempos não se concretizou e vai impactar diretamente os mogianos. A cobrança do pedágio na rodovia Mogi-Dutra, no trecho administrado pela Concessionária Nova Litoral (CNL) deve ser iniciada em novembro.  

Claro que as benesses para a região de forma geral são maiores, e é preciso atenção para acompanhar de perto cada decisão e seus impactos. Viveremos certamente um grande e provavelmente demorado processo de mudanças para que os usuários dos trens, por exemplo, recebam as devidas melhorias. Que as cidades acompanhem de perto essas etapas, fiscalizando as empresas responsáveis e cobrando também do Estado que tudo seja feito com celeridade e transparência.