O mundo dos negócios vem mudando com o avanço das novas tecnologias e um dos setores que mais crescem é a indústria de games, que agora conta com um plano estadual para estimular avanços no segmento. O potencial de mercado é enorme, necessitando de investimentos na capacitação e formação de mão de obra e no fomento a empresas. 

Não apenas o Estado de São Paulo, uma referência em tecnologia, mas todo o país precisa avançar no setor de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, para que sejamos mais que uma economia baseada na produção de insumos para agregarmos valor a produção nacional. É fundamental investir na ciência, nos pesquisadores que acabam se mudando para outros países onde há mais oportunidades para desenvolverem suas habilidades e projetos inovadores. 

O plano estadual voltado para indústria de games, lançado nesta semana tem cinco eixos estruturantes: formação profissional e empregabilidade, fomento e financiamento, produção e distribuição, internacionalização, e governança.

A iniciativa paulista é um passo importante, mas como sempre temos muito a avançar e os projetos não se dão na velocidade com que a tecnologia se revoluciona a cada dia, haja visto as transformações com a introdução da inteligência artificial, presente desde os assistentes virtuais do dia a dia, como nas grandes indústrias e centrais de atendimento. 

Vemos por exemplo a cada semana muitas vagas disponíveis nos serviços de encaminhamentos de prefeituras da região, divulgadas em nosso Portal News (www.portalnews.com.br), mas nem todas são preenchidas prontamente pela falta de qualificação da mão de obra, especialmente quando se trata de conhecimento em tecnologia. 

Nem todos estão preparados para as mudanças e todo o potencial do mercado, cada vez mais dinâmico, que exige constante investimento em novos aprendizados para se manter atualizado perante as exigências do mercado. Um dos desafios pode ser o custo financeiro para a qualificação, por isso é preciso ampliar a oferta e divulgação dos cursos voltados para mercados tecnológicos em crescimento, como o universo dos games.