A presença das Inteligências Artificiais (IAs) na educação já é uma realidade que transforma práticas, amplia oportunidades e impõe desafios, sobretudo na Educação Básica. Seu uso com intencionalidade pedagógica pode potencializar o aprendizado, promover a personalização das trilhas de estudo e despertar a curiosidade dos alunos para o mundo digital de maneira crítica e responsável.
Para os docentes, as IAs oferecem ferramentas que auxiliam na elaboração de aulas diferenciadas. Com o apoio dessas tecnologias, é possível criar planos adaptados às necessidades dos alunos, sugerir materiais diversificados, gerar avaliações diagnósticas e promover o engajamento com recursos multimodais. No entanto, há desafios, como a necessidade de formação continuada, domínio crítico das ferramentas e ressignificação de seu papel como mediador do conhecimento e mentor ético no uso da tecnologia.
Para os estudantes da Educação Básica, o contato com as IAs pode estimular o desenvolvimento de habilidades do século XXI, como pensamento crítico, autonomia, resolução de problemas e alfabetização digital. Contudo, é essencial que esse uso venha acompanhado de orientações que promovam a consciência ética, a verificação de informações e o uso responsável dos dados e algoritmos.
O uso das IAs pode, ainda, contribuir para o desenvolvimento das competências da BNCC — como o pensamento científico, comunicação, empatia e cultura digital — e conectar-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ao promover uma inovação educacional. Para isso, é preciso reconhecer a importância do professor, que é insubstituível.
Esses profissionais seguem se atualizando e, com seu olhar diferenciado, ressignificando as tecnologias, atribuindo-lhes valores educativos. Cabe à escola, portanto, criar espaços para que docentes e discentes explorem esse novo ambiente de forma crítica, criativa e responsável.
Suéller Costa (sueller.costa@gmail.com) é jornalista, pedagoga, educomunicadora e pesquisadora. Doutoranda em Educação (FEUSP). Mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Especialista em Educomunicação (ECA/USP). Sócia da ABPEducom e APEP. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Contatos: @educomaltotiete; @suellercosta