As atividades do Pró-Hiper voltarão ao normal na próxima segunda-feira (13/10). As aulas para os idosos foram suspensas nesta semana para abrigar, em caráter de emergência, trabalhadores em situação de vulnerabilidade, após a Vigilância Sanitária interditar um alojamento e restaurante na cidade que estavam em desacordo com o Código vigente. Com o encaminhamento dos funcionários pela empresa responsável, o abrigo está sendo desmontado, a área limpa a preparada novamente para a retomada das atividades esportivas

Melhorias

Na manhã desta terça-feira (07/10), os secretários municipais de Esporte e Lazer, Fred Abib, e de Serviços Urbanos e Zeladoria, Joaz Batista, realizaram uma vistoria no local para definir serviços de reforma que serão executados no prédio. As intervenções haviam sido determinadas pela prefeita Mara Bertaiolli, durante vista ao espaço, para melhoria nas condições de atendimento aos alunos.

“A partir da próxima semana, começaremos com serviços de pintura e outras melhorias. Serão pintadas paredes, principalmente na área das quadras de vôlei. Também será feita troca de mobiliários do local. Este trabalho está sendo planejado para ser executado sem prejuízo à realização das aulas”, explicou o secretário Fred Abib.

O Pró-Hiper recebe, desde o início do ano, uma série de investimentos da Prefeitura Municipal, garantindo melhores condições de atendimento à pessoa idosa. No primeiro semestre, por exemplo, foram realizados serviços de manutenção do trocador de calor, reforma da casa de máquinas e das estruturas elétrica e hidráulica do espaço das piscinas, com investimento de R$ 46,5 mil. Com isso, a primeira piscina, que havia sofrido atos de vandalismo, voltou a atender os alunos.

Além disso, a segunda piscina do Pró-Hiper, que estava sem funcionamento há cerca de cinco anos, também recebeu manutenção e voltou a funcionar no mês de julho. Nos meses de maio e junho, também foram feitas melhorias no local em que são realizadas as aulas de ginástica para os idosos, com reparos nas redes elétrica e hidráulica, pintura e o vazamento que existia no telhado foi solucionado. Outras ações pontuais também foram desenvolvidas, como desentupimentos, troca de sifão e reparos na fiação.

Atualmente, o Pró-Hiper atende cerca de 1.500 idosos, com aulas de hidroginástica, musculação e ginástica para idosos. Em agosto, a Prefeitura de Mogi das Cruzes ampliou o atendimento, passando a realizar atividades no período noturno, em uma parceria com a Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

O local também recebe aulas de judô da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. As atividades são desenvolvidas no piso superior da estrutura.