Arujá
A Câmara de Arujá aprovou na sessão da última terça-feira o Projeto de Lei 17/2025, proposto pelo vereador Renan de Arujá (PODE), que cria o Dia Municipal da Saúde Mental dos Idosos a ser comemorado em 10 de setembro. A proposta visa chamar a atenção para a fragilidade da saúde mental dos idosos e a importância do cuidado com esse público.
Arujá II
No projeto, o parlamentar também salienta a importância da atividade física, das rodas de conversa, das dinâmicas em grupos e dos encontros com psicólogos como outras ações estratégicas de enfrentamento ao suicídio e também dos casos de depressão – outra doença que afeta esse grupo principalmente devido a situações como perda de amigos e parentes, isolamento social, solidão e doenças crônicas. Se sancionado pelo prefeito, o PL se tornará Lei e a data inserida no Calendário Oficial de Festividades do município.
Reestruturação
O Legislativo de Arujá publicou nesta semana também um comunicado com esclarecimentos sobre o projeto de Reestruturação Administrativa recentemente aprovado, que teria reajustado de forma signativa o salário de servidores. De acordo com o texto, o projeto visa modernizar a estrutura organizacional, criando, entre outras medidas, 11 novos cargos, que serão preenchidos por meio de concurso público, além da abertura de 32 vagas para estagiários.
Reestruturação II
A Câmara reiterou ainda que nenhum vereador, assessor parlamentar ou agente político foi contemplado com aumento salarial, o que foi concedido apenas para cinco cargos técnicos da área administrativa, devidamente amparados por pareceres jurídicos e técnicos. "Em respeito à justificativa apresentada pelo Poder Executivo quanto à impossibilidade de equiparação entre os cargos técnicos da Câmara e os secretários municipais, acolheremos o veto parcial do prefeito, demonstrando nosso comprometimento com o diálogo institucional e com os princípios da razoabilidade e economicidade", destaca o Legislativo no comunicado.