Nos últimos meses passamos a contar com a importante colaboração de um grande nome de Mogi das Cruzes, o arquiteto e urbanista Paulo Pinhal, sempre participativo nos assuntos da cidade e atento às novidades e tendências. Uma vez por mês ele compartilha conosco um determinado tema a partir da perspectiva da cidade. Na edição digital deste domingo, o tema é acessibilidade.
Como o arquiteto bem destaca em seu texto, ter um ambiente acessível vai muito além de rampas e outras estruturas que facilitem o acesso das pessoas, a acessibilidade deve estar associada à inclusão social para que tenham a oportunidade de ocupar de forma democrática os espaços da cidade, e aqui não se trata apenas de Mogi, mas de toda e qualquer localidade. Sem dúvida, um grande desafio para arquitetos, com seu olhar diferenciado para os centros urbanos, como também para os gestores municipais, estaduais e federais, e ainda para a iniciativa privada e a sociedade civil.
Como costumamos repetir neste espaço, é a união de esforços que nos trará benefícios no futuro, a longo prazo teremos espaços melhor planejados, ambientes realmente preparados para atender a diversidade de pessoas que formam a nossa população. Para que o futuro chegue de forma mais promissora, é preciso que cada um faça sua parte, chamando para si a responsabilidade de cobrar e fiscalizar para que a inclusão seja efetiva nas mais diferentes áreas.
Vale ressaltar também que as ações, mesmo individuais, têm forte impacto no coletivo, o que nem sempre ocorre de forma positiva. O que decidimos fazer ou não fazer tem reflexos nos demais. A omissão também é um problema quando estamos diante de direitos que não são respeitados, diante de legislações que embora pareçam eficientes e completas não saem do papel.
A participação em Conselhos Municipais é um passo importante para acompanhar o que é estabelecido pela inclusão, e para outros desafios das cidades. Esteja sempre bem informado também, e para isso conte com a gente, para que todos sejamos efetivamente incluídos no presente e futuro dos municípios.