Vivemos tempos desafiadores, por exemplo, ao mesmo tempo que a internet e as redes sociais facilitam os contatos, aproximam as pessoas e a troca e acesso a informações, elas também têm sido usadas frequentemente para que criminosos apliquem os mais variados golpes. Recentemente, tivemos alertas de mais de uma prefeitura da região sobre e-mails enviados para empresas apontando que haveria irregularidades em alvarás de funcionamento.
Qualquer informação recebida, principalmente referente a cobranças, deve ter sua fonte verificada por mais que ela pareça confiável, trazendo inclusive os logos das administrações municipais. Será que o endereço de e-mail é realmente de uma prefeitura? E também é importante verificar diretamente com o órgão público se há ou não alguma pendência a ser resolvida.
A preocupação do empresário, que talvez acabe enganado na pressa de resolver a questão, é justificada já que o alvará é como uma licença que autoriza o exercício de sua atividade, ou seja, sem o documento, ele teria que parar seu negócio. Porém, todo cuidado é pouco antes de sofrer com um prejuízo que poderia ser evitado.
A precaução diante de golpes vale também para pessoas físicas, com e-mails que podem simular que são de instituições financeiras e órgãos públicos, e sempre é importante falar sobre as informações falsas que circulam, e às vezes, por acompanhar nossa linha de pensamento, acabamos compartilhando. O conteúdo que chega até nós todos os dias é gigantesco, e precisa ser avaliado com um olhar crítico e atento para evitar armadilhas, que trazem não apenas prejuízos financeiros, mas também para a reputação de alguém que pode ser inocente, e em casos extremos, levem à violência, o que infelizmente já ocorreu.
Como fazemos no jornalismo profissional, é imprescindível checar a informação e qual a sua origem. Temos veículos de imprensa sérios na região, no Estado e por todo o país, mas ao mesmo tempo páginas nas redes sociais e pessoas que não têm o mesmo cuidado ao trabalhar as informações, apenas reafirmando pontos de vistas sem base em fatos. Esteja atento sempre!