Final de ano, encerramento de mais um ciclo escolar para os 2,5 milhões de educadores brasileiros. Da educação básica ao ensino superior, esses profissionais entram em recesso, com o direito de desacelerar a mente e se desconectar da jornada docente. Ela é intensa, com demandas infinitas, responsabilidades inumeráveis, metas desafiadoras, exigências profissionais e até mesmo pessoais. No entanto, em meio à rotina atribulada, existe um propósito: garantir uma educação de qualidade nos diferentes territórios do Brasil.
Finaliza-se mais um ano desafiador, com avanços e retrocessos, ilustrados pelas avaliações realizadas nas esferas municipais, estaduais e nacionais. Dentre esses documentos, destaque para os balanços do Censo, Ideb e Anuário Brasileiro, que trouxeram a realidade das escolas, dos alunos, professores, gestores e dos espaços onde a prática docente ocorre. Mais uma vez, ficou evidente que cada um, dentro do seu contexto, fez o possível para garantir o desenvolvimento dos estudantes que perpassam pelos diferentes ciclos escolares.
As posições nos rankings internacionais seguem insatisfatórios, assim como a média de leitura e escrita e os índices nas áreas de exatas. No entanto, os levantamentos trazem comparativos entre diferentes realidades, com contextos tão contrastantes e desafios diferenciados, ou seja, uma visão panorâmica, que, de fato, soa negativo. Porém, quando cada rede analisa o seu território, do início ao fim, os avanços são, sim, perceptíveis.
Nos bastidores do "chão da escola", é possível evidenciar que a educação brasileira – em meio às adversidades – encerra mais um ano vitorioso. Ninguém melhor que os professores para comprovar que nenhum estudante finalizou este 2024 como o começou. Todos evoluíram e – dentro das suas particularidades – venceram os desafios a eles propostos.
Suéller Costa (sueller.costa@gmail.com) é jornalista, pedagoga, educomunicadora e pesquisadora. Doutoranda em Educação (FEUSP). Mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Especialista em Educomunicação (ECA/USP). Sócia da ABPEducom e APEP. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Contatos: @educomaltotiete; @suellercosta