Faltando pouco mais de 10 dias para a chegada de 2025, para muitas pessoas o momento agora de balanço, pensar no que foi conquistado e nos desafios vividos neste ano que passou rápido e economicamente foi complicado, sem avanços muito significativos, mesmo na geração de emprego, liderada na região por Mogi das Cruzes. Os números são bons, mas, poderiam ser melhores se o cenário econômico fosse mais positivo.
Comemoramos mais um ano livres da pandemia de Covid-19, com cada vez menos casos da doença, porém, com a procura pela vacina para garantir o “novo normal” conquistado, bem longe do ideal. Vale lembrar que a prevenção é sempre o melhor remédio. Por outro lado, o ano foi marcado pela epidemia de dengue, favorecida pelas altas temperaturas e chuvas cada vez mais intensas, tudo graças às mudanças climáticas, que muitos especialistas já classificam de emergência climática, tamanho o impacto sobre o meio ambiente, a saúde da população e os mais diversos setores da economia.
O número de casos de dengue explodiu ao longo do ano, também com mais mortes que o esperado, confirmadas apenas tempos depois, o que poderia ser acelerado no Sistema Único de Saúde (SUS). As prefeituras intensificaram as ações preventivas de combate à doença e as campanhas de conscientização, foi oferecida a vacina para a faixa etária dos 10 a 14 anos, e a expectativa é que mais pessoas sejam incluídas já que o Instituto Butantan nesta semana concluiu o pedido de registro à Anvisa de sua candidata à vacina contra a dengue, a Butantan-DV. Porém, mesmo assim as confirmações da doença ainda preocupam já que o verão chega nesta sexta-feira, dia 20 de dezembro.
Vivemos tempos complicados, mas ainda assim é possível se planejar com a esperança de melhores ventos na economia e também na saúde. O poder público tem uma grande responsabilidade na criação de políticas para vencer os desafios que vão surgindo, assim como fortalecer a economia, mas também a população precisa fazer sua parte, e procurar se organizar melhor na medida do possível e principalmente investir na prevenção quando o assunto é saúde.