Um dos focos do trabalho desenvolvido pelo Sebrae-SP não apenas na região, mas em todo o Estado, é a educação empreendedora. A primeira impressão é que estão sendo apenas formados futuros empresários, gente preparada para abrir seu próprio negócio no futuro, mas vai muito além disso. O Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que atendeu mais de 25 mil estudantes nas redes pública e privada do Alto Tietê neste ano, trabalhando o autoconhecimento, desenvolvendo habilidades e comportamentos empreendedores e novas aprendizagens. 

O objetivo principal da iniciativa desenvolvida pelo Sebrae-SP é a transformação do aluno, ainda no Ensino Fundamental, trazendo conceitos de inovação em relação aos desafios e oportunidades que surgem não apenas nos negócios, mas na vida de forma geral. Ampliar os horizontes da nova geração e mostrar a potência que existe em cada um é algo extremamente valoroso e positivo para o desenvolvimento econômico e também social do nosso país.

Precisamos de novos olhares, novas percepções, de pessoas abertas para as muitas novidades que modificam a cada momento o mundo como o conhecemos, e aquelas que ainda virão. Não apenas as tecnologias avançam, mas os comportamentos também se alteram com o passar dos anos. 
A capacitação técnica é um desafio, mas um dos principais requisitos do mercado de trabalho hoje, são as soft skills, habilidades e comportamentos, que favorecem o ambiente de trabalho e inovação nas instituições de ensino e futuramente no mercado de trabalho. 

Estar preparado para enfrentar os desafios do novo mundo que surge a cada dia certamente será um diferencial na conquista de uma melhor qualidade de vida, favorecendo não apenas a vida profissional, mas também pessoal desse jovem em futuro não tão distante. 

Além de tudo, os alunos participantes do JEPP se tornam multiplicadores desse saber e podem inspirar os pais a seguir um caminho de mais prosperidade, com novas conquistas. Essas sementes lançadas certamente gerará bons frutos no futuro.