O dia de hoje é de homenagens aos amigos e familiares que se foram, e na tradição católica, os cemitérios da região recebem missas ao longo de todo o Dia de Finados. Seja qual for a crença, a data pode ser um importante momento de reflexão sobre valorizarmos a vida, não apenas a nossa, mas de quem compartilha do nosso dia a dia, especialmente os amigos e familiares. 

Em tempos de grandes avanços tecnológicos, bombardeados por uma série de compromissos e avalanche de informações, será que sobra tempo para experimentar outras vivências, compartilharmos a vida com quem realmente importa? É preciso encontrar tempo, cuidar de si mesmo para poder cuidar dos que estão a sua volta. 

Nesse sentido, vale lembrar do outubro que se encerra marcado pela campanha de saúde mais conhecida no país: o Outubro Rosa, de conscientização e prevenção ao câncer de mama, mas que também chama a atenção para outros problemas de saúde femininos, como o câncer de colo de útero. Os exames preventivos são a melhor ferramenta para o acompanhamento, diagnóstico, e tratamento logo no início. 

Vale destacar também a iniciativa do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+) em parceria com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), trazendo para o centro dos debates as doenças cardiovasculares em mulheres, tão ou mais perigosas que o próprio câncer, com o projeto Coração Feminino.  

Agora chegamos em Novembro, e o foco passa a ser a saúde masculina. Homens são conhecidamente mais resistentes aos cuidados médicos rotineiros, as consultas periódicas, como fazem as mulheres. E é preciso estimulá-los não apenas no Novembro Azul, mas ao longo de todo o ano. 

Claro que a vida são momentos, e estamos sujeitos a inúmeros adversidades, mas o cuidado consigo próprio é fundamental para aproveitarmos o maior tempo possível com aqueles que amamos. Assim como são necessárias políticas públicas de incentivo e promoção à saúde, como também a hábitos de vida saudáveis, movimentando o corpo e a mente.