O mês de outubro chega com os últimos suspiros do período eleitoral para a maioria das cidades, já que nem todas têm a possiblidade de segundo turno. Domingo é dia de ir às urnas escolher os representantes para o Executivo e Legislativo das cidades, que assumirão em janeiro de 2025. Na região, apenas Mogi das Cruzes, Suzano e Itaquaquecetuba, com mais de 200 mil eleitores, podem ter segundo turno, que será no próximo dia 27.
Tão importante quanto o período eleitoral e a escolha dos governantes, é o cuidado com a saúde da mulher incentivado neste mês, já conhecido como Outubro Rosa. A campanha inicialmente voltada para a prevenção do câncer de mama, com reforço na realização de mamografias, também se estende ao câncer de colo de útero, com maior volume do exame papanicolau. Em ambos os casos são exames que fazem parte da rotina do cuidado com a saúde feminina, mas nem sempre estão acessíveis a todas elas.
Voltando ao período eleitoral, a saúde certamente está no topo das preocupações da população, de certa forma o cuidado e atenção à saúde feminina se reflete em toda a população. Mulheres com a saúde em dia são a base para a qualidade de vida para toda uma família, que também precisa do acesso à saúde, com profissionais devidamente acolhedores e capacitados para atender suas demandas.
A preocupação com a saúde, que ganha destaque com o rosa do mês, deve se estender durante todo o ano. Sempre é tempo de incentivar o autocuidado e proporcionar oportunidade para que a mulher se cuide e seja devidamente cuidada. São elas as principais cuidadoras de seus familiares e amigos, e invariavelmente deixam em segundo plano o próprio cuidado.
Temos destacado em nossas edições dos últimos dias diversas ações de prefeituras da região neste mês de outubro, reforçando o foco na saúde da mulher, o que é muito importante e deve ser mantido. Esperamos que sejam oferecidas cada vez mais oportunidades para que as mulheres possam cuidar da própria saúde e alcançar a desejada e merecida qualidade de vida.