Um dos reflexos das altas temperaturas dos últimos dias são os temporais, que chegam com a mesma intensidade, infelizmente trazendo os prejuízos de sempre para a população, com não raro os mesmos pontos de alagamento e a esperada queda de energia, que nem sempre volta ao mesmo passo que as demandas exigem. 


“As águas de março fechando o verão”, como diz a canção, vão além da “promessa de vida”, já há muitos anos trazem prejuízos para a população em pontos já esperados das cidades. Houve melhora ao longo dos anos certamente, mas o crescimento não planejado dos municípios traz também novos problemas, novas regiões que demandam atenção igual ou até mesmo maior. 


Outro fator importante é o aumento da intensidade das chuvas de verão, basta lembrar da tragédia que ocorreu em São Sebastião, no litoral norte, e também a interdição da rodovia Mogi-Bertioga no ano passado, com a erosão de parte do asfalto. São reflexos das mudanças climáticas. Não há como negar que o tempo está mudando, com dias cada vez mais quentes. Um bairro do Rio de Janeiro no fim de semana registrou a sensação térmica de 60 graus, algo impensável até então. 


Diante dessas ondas de calor cada vez mais frequentes, vale pensar que não se trata apenas de melhorar a infraestrutura das cidades para conter a força das mudanças climáticas, mas também melhorarmos nossa relação com o meio ambiente, reduzindo nosso impacto sobre recursos fundamentais, que vão fazer a diferença no futuro. 


Outro ponto importante é a saúde pública. O calor intenso também prejudica a saúde e pode agravar o surto de doenças, como a dengue, que já conta com três cidades da região em situação de emergência – Mogi das Cruzes, Suzano e Guararema, e ontem foi a vez da cidade de São Paulo publicar o decreto de estado de emergência. 


Vivemos tempos desafiadores nos mais diferentes aspectos, especialmente nas questões ambientais, e precisamos nos mobilizar e cobrar ações do poder público para enfrentarmos os novos tempos e as mudanças que ainda virão para que tenhamos um desenvolvimento sustentável.