Você já ouviu o termo "letramento"? Refere-se à capacidade de ler e escrever, mas vai além da aquisição das competências leitora e escritora. Segundo Magda Soares, pesquisadora que é referência no assunto, envolve o desenvolvimento dessas capacidades em diferentes contextos sociais, culturais e discursivos. Está presente em diversas camadas, como no acesso à informação, na participação social, na integração cultural e na interação com variados textos, compreendendo as inúmeras estruturas e funções da linguagem.

O termo está em evidência ao ser associado a diversas áreas, como, por exemplo, o letramento digital, racial, museal, científico, matemático, literário e por aí vai. Mas a sua base é a mesma: "letrar" consiste em conhecer um conceito, entendê-lo na prática e vivenciá-lo no cotidiano. Mas, para isso, é preciso passar por uma etapa fundamental na trajetória educacional de qualquer indivíduo, o da alfabetização. É nesta fase que se desenvolve tais capacidades.

Alfabetização e letramento caminham juntos, capacitando as pessoas a compreender o que escrevem, interpretar o que leem e a vivenciar o que aprendem nesse processo. Desta forma, ampliam seus repertórios, importantes para desconstruir o mundo à sua volta, aquele apresentado pelas múltiplas linguagens - textual, visual, sonora, imagética, digital, dentre outras.

Quando adquiridas, estas duas competências - leitora e escritora - permitem a transformação social do ser humano. A ser alfabetizado e letrado, o seu espírito cidadão é enriquecido. Isso porque expande seus horizontes intelectuais, essenciais para promover o senso reflexivo, crítico, criativo e, principalmente, ativo, importantes para promover uma participação significativa na sociedade.

Por mais indivíduos devidamente alfabetizados e conscientemente letrados. Por mais cidadãos capazes de ler o mundo ao seu redor, entender as emergências e capazes de reescrever novas realidades.

Suéller Costa é jornalista, pedagoga, educomunicadora. Mestre em Ciências da Comunicação, na linha de pesquisa Educomunicação, pela ECA-USP. Sócia da ABPEducom. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Contatos: @educomaltotiete; @suellercosta.