No último domingo, 2, as urnas confirmaram as projeções dos mais tradicionais institutos de pesquisas com o segundo lugar de Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição ao Palácio do Planalto. O atual presidente teve pouco mais de 51 milhões de votos válidos, que representam 43,20%, já o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contou com 48,43% sendo, 57,2 milhões.

Cada cidadão que se dispôs a exercer a democracia sabe muito bem que as eleições são um importante instrumento de luta pelo que queremos para a nossa cidade, nosso Estado e o país. O voto é uma oportunidade de colocar a sua opinião e preferência a favor de uma sociedade mais justa, é a chance de mudar a atual realidade que estamos vivendo.

Porém, nem todos pensam da mesma forma. Neste ano, a taxa de abstenção no primeiro turno das eleições foi de 20,95%, superior à registrada quatro anos atrás. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 32.765.540 eleitores não compareceram às urnas. Já em 2018, a abstenção foi de 20,3% - 29.941.265 eleitores.

Não é de hoje que os brasileiros não estão satisfeitos com seus governantes e com a situação do país. É nítido o agravamento da fome em todo o país, do desemprego, das inúmeras falhas na administração da Educação e da Saúde, mas com uma taxa tão elevada de eleitores que não compareceram para escolher um candidato que mais lhe agradasse, na medida do possível, como então cobrar por melhorias no país? Não podemos esquecer de que o poder de escolha está em nossas mãos e podemos sim fazer a diferença. 

Quando pensarmos em todos esses tópicos, que possamos nos lembrar de que o segundo turno das eleições, que está previsto para ocorrer no dia 30 de outubro, último domingo do mês, é a chance de elegermos pessoas comprometidas com a população. Candidatos determinados a lutar pelo bem estar dos brasileiros com a criação de políticas públicas que tragam real benefício aos mais vulneráveis. O fato é que temos que escolher, e temos 26 dias para isso. Joguem na balança as propostas e os valores que cada candidato traz na bagagem e coloque em prática, com reponsabilidade, o seu papel de cidadão.