É tão fácil "tomar o dinheiro público"! Boa parte da população quer facilidades e trabalhar pouco ou nada fazer. O dinheiro público deve voltar para a sociedade em serviços e desenvolvimento do país. Aqueles que estão se beneficiando através de fraudes e outros crimes quando são pegos se dizem inocentes.
As autoridades, órgãos da imprensa e outros segmentos da sociedade são considerados pelos criminosos como falsos. Mas a falsidade é manipulada pelos criminosos. Desviam os valores arrecadados pelos tributos pagos pelos trabalhadores e empresários do país em benefício próprio.
Estes criminosos são insensíveis e não sentem a dor e sofrimento de milhões de brasileiros. Os seus interesses pessoais estão acima da nação e do povo. É a história do porco sujo e do porco limpo. Estes porcos sujos procuram sempre encostar-se nos porcos limpos para se limpar. É assim que se encontram os poderes do Brasil.
Os "dedos duros", as delações premiadas, as mentiras e tantos escândalos, além das quadrilhas que aumentam e se organizam cada vez mais. Esperança não falta e tomara que um dia surja luz no final do túnel.
A demagogia é plena e invade as mentes sadias. Quantos oportunismos! Consertar a economia do país não está fácil, devido às dívidas e os bilhões de desvios do dinheiro público. Como implantar gente honesta em todos os Municípios, Estados e na União Federal? Eis aí o grande desafio para a Pátria Brasileira.
Vivemos um trauma profundo e alguns amigos em conversas dizem: "já não confio mais nos meus vizinhos e tenho dúvidas se os meus amigos são verdadeiramente meus amigos". Em quem deverei confiar? Devo andar assustado e com medo de todos? Fazer treinamento de tiro ao alvo e me isolar definitivamente numa ilha ou gruta? Morar em outro país?
Infelizmente são poucas as pessoas de mentes elevadas e espiritualmente desenvolvidas. Há gente honesta neste país? Onde elas se encontram e o que fazem?
Olavo Arruda Câmara. Professor, Advogado, Mestre e Doutor em Direito e Política.