Quando houve o impeachment do ex-presidente Collor, todos pensavam que o Brasil tinha novas perspectivas. Passados anos, ressurgem os problemas e o maior escândalo da história brasileira. O que fazer? Para juntos ajudarmos a elevar a consciência do povo brasileiro, pensando sempre na Pátria, no desenvolvimento, na honestidade e trabalhar para uma sociedade melhor.

O poder corrompe: não há dúvida. Um dia o cadáver virará pó e se fundirá com os elementos químicos materiais da natureza, pois são estes que compõem o corpo humano. O que salva? Apenas a consciência.

Vale a pena pensar e até fazer uma reflexão: "tenho que cultivar a minha consciência". O filósofo Sócrates, na Antiga Grécia, antes de beber cicuta, pois fora condenado à morte, afirmou aos seus discípulos: "Parem de chorar, pois Sócrates é imortal e jamais morrerá como estão dizendo". Morrerá "este corpo, esta cabeça, estas mãos e estas pernas, mas não Sócrates, pois este é imortal". Fantástico pensar como Sócrates, na imortalidade e na humildade.

As pessoas de todas as camadas sociais lutam para conquistar poder. Quando conquistam posições poderosas se tornam orgulhosas, arrogantes e prepotentes. Mas, chega um dia que as suas forças começam a desaparecer, a idade chega e o seu físico vai perdendo vigor até que a morte o abate e retorna para o pó de onde veio.

Quantas maldades pelo mundo afora e no Brasil não é diferente. Há inúmeros conflitos armados no globo terrestre, levando milhões de pessoas à morte, devido à fome, doenças, ferimentos causados pelas guerras, explosões, roubos, furtos, tiroteios e atentados.

A ambição plena os domina e pensam que são donos do mundo, esquecem que são frágeis. Então, eis uma alegoria para lembrar as pessoas que mergulham as suas mãos nas águas sujas dos vícios e dos crimes.

Eleve a consciência e trabalhe de alguma maneira para combater a impureza e todos os crimes que assolam a nação.


Olavo Arruda Câmara Advogado, Professor, Mestre e Doutor em Direito e Política.