"Procure observar as flores e se possível imitá-las". Caso todos nós pudéssemos viver como as flores, a humanidade encontraria a verdadeira paz. Não se aborreça com facilidade. Sabemos que é muito difícil conviver com a ignorância, maldades e violências. Mas, é possível tentar, analisar, observar os atos e atitudes das pessoas e conversar até com os ignorantes. Caso esteja sentindo muito ódio no coração, embora não goste de ser assim, faça um esforço para eliminar a intolerância.
É óbvio que não é fácil, mas vale a pena tentar. Prestem atenção meus caros seres humanos e imitem as flores. Olhai os lírios dos campos e dos jardins: os lírios vivem no esterco, mas exalam os mais inspiradores e sensíveis perfumes e são puros.
Não há pessoa no mundo que não tenha culpa alguma e que não se sinta angustiada. Procure isolar-se do mundo, diariamente, por alguns instantes e medite, harmonize-se com o seu mestre interior, mas viva bem no mundo e com ele. Não permita que os vícios, defeitos e os ódios dos outros penetrem em seu coração e o perturbem.
Os problemas dos outros são dos outros e não teus, poderá ser solidário com a aflição dos outros, mas não traga os problemas alheios para si. Ajude se for possível, mas não queira ser herói do mundo. Lembre-se de um ensinamento vindo da antiga Ásia: "O barco está na água, mas a água não pode estar no barco". O que isto simboliza? "Isto significa que o barco sobre as águas, flutua, mas se água penetrar no interior do barco este afundará com as pessoas dentro dele. Quer dizer que é salutar preocupar-se com os problemas alheios, mas não os traga para si, nem os incorpore na sua personalidade".
Diariamente, ao levantar-se abra a janela do teu quarto e agradeça ao Deus que acredita por estar vivo, medite e treine as suas virtudes e rejeite tudo que for negativo que venha do exterior, procurando isolar-se fazendo um círculo dourado em volta do seu corpo e humildemente diga a si mesmo: "A essência divina está em meu interior nada temerei".
Olavo de Arruda Câmara é advogado, professor, mestre e doutor em Direito e Política.