Encontro em Itaquá
A 152ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB Itaquaquecetuba se reuniu na última segunda-feira com a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Hadla Issa, para discutir novos projetos em prol do desenvolvimento do município e das populações vulneráveis em bairros periféricos, além de abordar as medidas de defesa das mulheres.
Defesa das mulheres
A OAB Itaquá tem realizado ações voltadas ao atendimento jurídico e acolhimento da população em situação de vulnerabilidade social, além de atuar em prol do desenvolvimento da advocacia itaquaquecetubense. Por meio da Comissão OAB Vai ao Bairro, presidida por Felipe Miguel Alves Pereira, a subseção visita bairros de Itaquá, levando orientação jurídica e mais assistência aos munícipes.
Sala Rosa Poá
A Sala Rosa de Poá completou três anos de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica do município ontem com um total de 650 atendimentos. O espaço funciona na Delegacia de Polícia da cidade, localizada na avenida Antônio Massa, 195, no centro, e é mantida e gerenciada pela Secretaria Municipal da Mulher. Segundo a responsável pela Pasta, Maria das Graças Chaia Marques, a Sala Rosa é gerida pela secretaria com a finalidade de promover o acolhimento às mulheres que sofreram algum tipo de violência. As mulheres vítimas de violência podem entrar em contato pelos telefones 4638-7207 (Sala Rosa), 153 (GCM - Patrulha Maria da Penha) e 4639-2044 (Secretaria da Mulher).
Voluntariado
Em sua terceira edição, a Pesquisa Voluntariado no Brasil 2021, divulgada recentemente, revelou que 56% da população adulta diz fazer ou já ter feito alguma atividade voluntária na vida. Em 2011, esse número representava 25% da população e, em 2001, apenas 18%. O percentual de voluntários ativos no momento da pesquisa também chama a atenção, representando 34% dos entrevistados, que atuam principalmente junto a famílias e comunidades, pessoas em situação de rua, causa animal e pessoas com deficiência.