Nos últimos dias vimos um reforço da segurança na região com as Operações Sufoco e Força Total. Importantíssima a atuação conjunta das forças de segurança do Estado e dos municípios no combate à criminalidade, tendo como reflexo não apenas prisões de foragidos e ligadas ao tráfico de drogas e apreensões de entorpecentes, por exemplo, mas, principalmente, o aumento da sensação de segurança dos cidadãos. O trabalho em conjunto certamente faz toda a diferença e beneficia também policiais e guardas.

Aliado a estas ações é fundamental destacar o apoio prestado pelos serviços de monitoramento, como a Central Integrada de Emergências Públicas (CIEMP), em Mogi das Cruzes; e a Central de Segurança Integrada (CSI), que existe em Guararema e também em Suzano. Serviços essenciais para a identificação de criminosos, vândalos, entre outros delitos. A central suzanense, aliás, completou três anos este mês, tendo auxiliado em mais de 2.600 ocorrências. Casos de furto e roubo em comércio, fios de cobre, postos de saúde, veículos, motocicletas e bicicletas, entre outros.

Chama atenção, inclusive, a iniciativa de Suzano que equipou escolas municipais com câmeras de monitoramento, conectadas à Central de Segurança. O trabalho foi concluído na última segunda-feira. Infelizmente, não são raras as informações de situações de violência em escolas, como a agressão com uma faca registrada ontem em uma escola estadual de Poá, e recentemente, as ameaças feitas a escolas estaduais em Jundiapeba, bairro de Mogi.

Casos que reforçam a necessidade de prevenção e acompanhamento das ações dos estudantes e também no entorno das instituições de ensino. A proteção e prevenção são parte importante do processo de combate à violência e à criminalidade, que precisa englobar também ações educativas e de promoção da cidadania.

A educação precisa estar interligada à segurança, assim como a tantos outros segmentos da nossa sociedade. Não há transformação social sem que todos tenham acesso a uma educação de qualidade, que desafie os  estudantes a irem além.