Dor lombar, lombalgia, dor na coluna ou simplesmente dor nas costas essas são diferentes maneiras de traduzir aquele incômodo na parte inferior da coluna que nos deixa desconcentrado, geralmente aparece após um fim de semana agitado ou uma semana de trabalho cansativa.

Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que sete em cada dez pessoas vão sentir algum tipo de dor nas costas ao longo da vida, pode ser causada por uma lesão em um músculo ou ligamento. As causas comuns incluem levantamento impróprio, má postura, falta de exercícios físicos regulares, fratura, disco rompido ou artrite.

A maioria das dores lombares desaparece sozinha dentro de duas a quatro semanas. Fisioterapia e analgésicos podem ajudar, mas alguns casos podem precisar de cirurgia. Saber a causa do mal-estar é a melhor forma de encontrar a solução ideal para a dor lombar. A partir daí, ficará mais fácil evitar o aparecimento das dores. Os exageros na hora de praticar exercícios ou atividades físicas são causas frequentes.

Uma dor muscular simples geralmente é localizada e costuma passar sozinha após alguns dias. Por outro lado, a dor causada por uma fratura óssea ou rompimento de discos vertebrais pode ser persistente e exigir um tratamento mais longo. As contraturas musculares geralmente acontecem por causa de uma sobrecarga de esforço continuado, quando o músculo contraí de forma irregular e não retorna a sua normalidade, mesmo quem está acostumado a treinar, mas realiza muitas repetições de movimentos, pode vir a sentir dor.

O risco tende a ser ainda maior para os "atletas de fim de semana", cujo o corpo não está acostumado com o esforço físico. No entanto, devemos lembrar que o exercício físico também é muito importante para nossa saúde.


Luiz Felipe Da Guarda é fisioterapeuta - Lions Clube Mogi das Cruzes