A riqueza não existe se não for compartilhada. Esta noção não se trata de uma retórica que pode ser considerada por muitos como progressista ou idealista, mas um fato consumado no campo teórico e na prática. A logística tornou-se ciência ensinada nos bancos de escola, e episódios como a greve geral de caminhoneiros em 2018 mostraram a importância dos investimentos no transporte de bens e mercadorias e a importância de facilitar este trabalho.

A notícia divulgada nesta semana pelo Grupo MogiNews/DAT de novos investimentos prometidos pelo governo do Estado para a região do Alto Tietê, que inclui as rodovias Mogi-Dutra (SP-088) e Mogi-Bertioga (SP-098) no pacote estadual do programa Estrada Asfaltada com aproximadamente 60 quilômetros de benefícios entre recuperação de sinalização e conservação especial, reforça a noção da importância do Alto Tietê como ponto estratégico na distribuição e no encaminhamento de pessoas, produtos, matérias-primas - tudo aquilo que alimenta a nossa economia.

Mobilidade urbana no Alto Tietê não é meramente um assunto de gestão pública, mas uma questão que influencia a vida e o sustento de milhares de pessoas. Podemos perceber nos corredores viários que ligam as nossas cidades e seus congestionamentos em horário de pico, nas plataformas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e na necessidade recorrente de modernização de nossas estações, no dilema de décadas para a instalação da alça de saída do Rodoanel em Suzano, ou a luta da comunidade contra a instalação de uma praça de pedágio em Mogi das Cruzes.

Nosso potencial como 'facilitador do escoamento' nos é revelado em grandes gestos como este, ou em discursos de pré-candidatos, tal qual ocorrido nesta semana.

Sempre que se menciona algo para facilitar o transporte e a logística da região, toda a atenção do mundo é fundamental. Em cada oportunidade, o protagonismo de nossas dez cidades é colocado à prova, um novo convite para o crescimento de nossa riqueza, quando fazemos correr a riqueza que circula pelo coração econômico do Brasil.