O que é um maloqueiro? É sinônimo de pessoa malcriada, grosseira ou bandida. É aquele cidadão que atua escondendo alguma coisa em maloca. Em outros termos, pode ser alguém esfarrapado, que anda aos trapos ou ainda anda pelas ruas enganando pessoas. Nesta fase que vive o Brasil, é possível afirmar que os corruptos deste país, alguns estão presos, outros processados e ainda aqueles que fugiram para outros países, podem ser considerados "maloqueiros ricos". Então o que é maloca?

Passaram a imitar os maloqueiros pobres, mas de outras maneiras. A diferença é que os maloqueiros pobres continuam pobres e os maloqueiros ambiciosos se tornaram bilionários com a tomada dos cofres da nação. Hoje residem em malocas que são palácios, dispõem de grandes fortunas, muitas propriedades, veículos caríssimos, milhões de dólares e contas no exterior. Perambulam pelas ruas e os trapos que usam são termos e roupas compradas na Inglaterra ou na Galeries Lafayette.

Enquanto isso, os verdadeiros cidadãos de bem que são honestos e probos, começam a decair e poderão se tornar maloqueiros pobres. O que fazer para eliminar estes maloqueiros ricos que são os demônios da política e da sociedade? Os maloqueiros ricos se puderem levarão até as nossas almas e se houver oportunidades nos sequestrarão para vender os nossos órgãos (coração, fígado e rins). O comportamento do mau e das quadrilhas de alguns administradores públicos, são piores que o satanás, não educa ninguém, mas, ao contrário, ensinam através dos seus péssimos exemplos criminosos que a vida é para os "espertos". Há duas saídas: enviá-los para país onde se pratica pena de morte ou colocá-los definitivamente em presídios malocas, tomando-lhes de volta a dinheirama que roubaram. Você é maloqueiro pobre ou rico? O que deseja ser? Lembre-se do pó viemos e para o pó voltaremos. Ao partir desta vida nada levará, pois nada nos pertence e tudo que existe para o uso dos seres humanos.


Olavo Arruda Câmara é advogado, professor, mestre e doutor em Direito e Política