Há assuntos que realmente não gostaríamos de falar com nossos filhos. Como negar, contudo, a informação que percorre todos os canais de comunicação no momento?
É possível poupar nossas crianças de tais conhecimentos? Como são interiorizadas essas informações na mente infantil? Não há como esconder ou negar, as crianças aprendem muito cedo e sabem muito sobre a sociedade pelo que escutam e assistem no dia a dia. Falar sobre a Guerra na Ucrânia é abordar um assunto delicado e complexo, mas não deixa de ser uma oportunidade para explorar os pensamentos e as ideias da família e assim construir soluções de conflitos nas crianças. Afinal, é importante considerar que toda informação escondida da criança, quando chega a ela, vem por caminhos desconhecidos e com opiniões que podem ser contrárias às suas.
Quando a família dá atenção, explicação, por mais difícil que seja abordar o tema, ela está propondo respostas seguras, sendo a melhor fonte de informação para a criança.
Dicas:
- Não fuja da questão dizendo que é assunto de adultos. Pelo contrário, mostre-se disponível para ouvir e dar resposta.
- Nunca minimize um medo da criança. Ajude-a a sentir-se segura, filtrando a informação e as imagens a que tem acesso.
O tema é sensível, não há respostas que funcionam igualmente para todas as crianças. Portanto não negue resposta. A forma como abordar o assunto será a chave para o seu filho lidar com a informação.
Fonte: Oficina de Psicologia
Opinião
13/03/2022 às 05:30
GUERRA. Como abordar o assunto com as crianças?
