Os recém-nascidos dormem cerca de dois terços do tempo. Dormem, tanto durante o dia quanto a noite, porém após algumas semanas o sono diurno tende a diminuir e podemos observar sinais de sono diurno/noturno. Cada criança possui um ritmo próprio de sono, antes de 1 ano ela dorme rapidamente se estiver satisfeita das necessidades primárias. Ao passar do 1º para o 2º ano, a vigília torna-se cada vez mais frequente, ficando mais ativas.
Fatores que comprometem o sono: hábitos alimentares; incompatibilidade do horário da criança com o dos pais; falta de estímulos em geral e personalidade. Aos 2 anos a criança já começa a utilizar artimanhas para manter o adulto por perto.
Dica: o adulto pode vestir o pijama, escovar os dentes, contar história para que as crianças associem essas ações com o horário de dormir.
Como a criança deve dormir: de barriga para cima, em seu próprio berço; mantenha o berço sem brinquedos, sem almofadas para que não corra o risco de distração e até sufocamento; local arejado, temperatura agradável; roupas leves e a chupeta será bem-vinda, principalmente se o bebê mamar antes de dormir. Sono, memória e aprendizagem: o sono é importante para a recuperação física e psicológica da criança, por isso precisa ser respeitado. O aumento de atividades das crianças, com várias obrigações, muitas vezes impede um padrão de sono regular. Um sono de qualidade favorece o desenvolvimento integral da criança.
Fonte: Coleção Gira Mundo - p.17 Ed. Uninter