E se de repente se descobrisse que o sentido do humor poderia ser um grande aliado quando nos encontramos em situações causadoras do maior estresse? E se de repente se sentisse que aquelas emoções negativas que nos invadem de tal forma, numa situação estressante, diminuissem de intensidade, valendo-se do humor? E se de repente se começasse a ver que aquela situação que nos deixa para lá de ansiosos, não é afinal uma situação tão má quanto se imaginava porque de repente se olhou para ela sob a ótica de humor?
Parece impossível? Pois bem, tudo isto está cientificamente comprovado! Vários estudos têm demonstrado que o humor pode ser utilizado como uma estratégia para lidar com as exigências do meio que nos rodeia e com as nossas próprias.
Já que o estresse depende de como se avalia cada situação e da capacidade para lidar com a mesma, então, o sentido do humor torna-se útil como ferramenta capaz de explorar alternativas de resposta a situações de estresse proporcionando avaliações positivas mesmo ante adversidades. Desta forma, produz uma mudança cognitiva e afetiva, pois envolve uma reestruturação da forma como se olha para uma situação, o que a torna menos ameaçadora com um alívio da emoção associada à situação percebida e redução das sensações corporais associadas a essa mesma emoção . Desenvolvendo esta estratégia, será capaz de ter uma nova perspetiva e, ao mesmo tempo, ganhar distância perante situações geradoras de estresse, o que lhe permite lidar mais eficazmente com o mesmo e, consequentemente aumentar o seu bem-estar.
Estudos revelam que indivíduos que se valem do humor para lidar com o estresse têm menos probabilidade de se deprimir ou ficar emocionalmente instáveis. Também relatam níveis menores de dor e ganham algum controle sob a severidade da sua doença. Revelam ainda maior saúde psicológica, porque o uso frequente do humor ajuda-os a reavaliar fontes de estresse como menos ameaçadoras.
Raul Rodrigues é engenheiro e ex-professor universitário