Para alguns empreendedores, janeiro é um mês de baixa demanda e de preparação para o restante do ano. Para outros, é alta temporada, época de muito trabalho e de uma rotina acelerada.

Depois de dois anos dificílimos, precisamos de um tempo para respirar, seja agora, seja mais para frente. E tempo é uma questão de gestão também. Saber administrá-lo é fundamental para tornar o dia a dia mais leve e produtivo.

Conseguir um período de descanso é vital para cuidar da saúde física e mental, recarregar as baterias e renovar as energias para perseverar no restante do ano.

Pesquisa do Sebrae-SP mostra que o empreendedor trabalha mais de 9 horas, em média, por dia, e boa parte dá expediente aos sábados e domingos. Não é pouco. O dono ou dona do negócio costuma ser o primeiro a chegar e o último a sair.

Dizem que se você tiver um emprego de que gosta, nunca vai precisar trabalhar na vida. Há um certo exagero nessa máxima. Por mais prazerosa que seja a atividade, temos de saber dosar ou acabaremos extrapolando nossos limites.

Segundo a pesquisa, parcela dos entrevistados diz que mesmo trabalhando essa quantidade toda de horas, ainda falta tempo para a empresa.

O pulo do gato está em como esse tempo é usado. É uma questão de qualidade e não de quantidade. Cada um deve observar o que pode fazer para otimizá-lo.

Um bom começo é eliminar distrações como conversas que se estendem demais, evitar ficar entretido com assuntos inúteis nas redes sociais e no WhatsApp. O que não agrega deve ser cortado.

Querer fazer muitas coisas simultaneamente pode parecer produtivo, mas não é. Você está sempre interrompendo uma tarefa para cuidar de outra e fica tudo pendente. Estabelecer prioridades e focar nelas é mais proveitoso.

Uma rotina bem gerenciada traz facilidades, seu rendimento aumenta e a empresa funciona melhor. Na dúvida, não hesite em procurar o Sebrae-SP para ajudar.

Para fechar: reserve um tempo para comemorar suas conquistas. Você merece celebrar cada vitória.

Wilson Poit é diretor-superintendente do Sebrae-SP