Processo educativo e criatividade completam-se! Sem educação não há criação! Hassidismo hebraico nos alerta que uma pessoa educada é aquela que passou pelas quatro etapas do processo. Conhecimento, ao ato de saber conviver com a certeza em meio a outras certezas; compreensão, ao saber transacionar com a dúvida em meio a um elenco de certezas; intuição, procurar munir-se do que é certeza em meio às dúvidas e revelação, pacificamente ter o privilégio de conviver com a dúvida em meio a outras dúvidas. Existem alunos capazes de perceber tudo isso?

Como desenvolver processo educativo cioso dessas particularidades? Como pode um educador sabedor disso, descobrir que iniciativas tomar para plasmar em seus alunos meios para que ao adquirir conhecimento; possam se valer do que representa a compreensão; descubram

Racionalmente quando a intuição começa a funcionar e se sintam confortáveis no convívio com a para lá de desafiadora, revelação?

Estar preparado para identificar parâmetros, significados, linguagem, enfim, faz parte do conhecimento. Valendo-se dessa linguagem encontrar a solução de um problema é tarefa própria da compreensão. Proceder a um diagnóstico e saber enunciar um problema, tarefa da intuição. A busca da inovação, da pesquisa que levam ao desenvolvimento cabem, como se espera, à esfera da revelação.

Em meio a toda essa escala de valores, onde se insere o processo criativo? Gurus da motivação nos lembram que o homem é um ser de: desejo. A pessoa deve, por qualquer razão, desejar criar algo original. Isso é o que se pode chamar de atitude de trabalho. Para satisfazer esse desejo, se existir, há a preparação com um acúmulo de dados, visando tornar familiar o estranho. A manipulação é a tentativa de se chegar a uma síntese, de unir conceitos na aparência não relacionados, ou tornar estranho o familiar. À incubação, o componente inconsciente do processo criativo, segue-se a antecipação. ! Com a iluminação estabelece-se o encontro com a tão esperada solução, e à custa da verificação, a confirmação da viabilidade da solução.