O novo ano aí está, mas a vida pessoal e familiar das pessoas ainda é construída a partir das sobras de tempo! Pelo fato de estar vivendo entre outros homens, vai, na certa, lhes conceder o privilégio de interferir em seus pensamentos mais íntimos. Agora: suas opiniões resultam da análise sóbria e do estudo cuidadoso ou da evidência confiável de fatos? Aproveite o conselho dos demais, mas reserve-se do direito de, sem desculpas, aceitá-los ou rejeitá-los? Se seus planos falham, imediatamente elabore outros para substituí-los, mas jamais ser desviado de seus fins por derrotas temporárias. A resposta positiva torna o pensar: exato!

Cabe à filosofia identificar causas, pela análise dos efeitos. Obter a maior parte de suas indicações observando as leis da natureza e adaptando-se a elas. Quando rezar, o primeiro pedido é por mais sabedoria, mas jamais insultar a divindade pedindo-lhe que contrarie qualquer lei natural ou exigindo algo sem dar algo em troca. Por isso mesmo, as preces são em geral inteiramente atendidas, já que, pela iniciativa, se coloca ao lado do Criador. Não cobiçar os bens materiais de seus semelhantes; dispor de um meio melhor de satisfazer a todas as suas necessidades. Não invejar o próximo porque sabe que é mais rico nos valores que contam mais na vida do que a maioria dos homens. Dá livremente aos demais e só aceita ajuda quando isso se justifica plenamente. Saiba que esse pensamento não pode ser comprado por dinheiro algum, mas é construído através do tempo, mediante rigorosos hábitos de auto disciplina, se transformando em patrimônio de valor inestimável.

Se já adquiriu um pouco de sabedoria, já deve ter percebido como a maioria das pessoas tem agido e são tratadas como gado indo para o matadouro, hipnotizados que estão pela televisão/celular, a cultura dos shoppings e dos fast foods. Ao se ter pouca sabedoria, provavelmente se faça parte dessa multidão de pensamento linear, repetidor de "saberes", sem nenhuma capacidade de pensamento autônomo, livre e criativo.

Raul Rodrigues é engenheiro e ex-professor universitário