Cada dia, ao tomar a iniciativa, somos testados. Ao crescer, com testes cada vez mais difíceis. Se continuarmos a tentar, se continuarmos a investir, teremos êxito; alcançaremos os prêmios da vida que estão sempre no fim de cada jornada, nunca próximo ao começo.

Tentar, tentar e tentar, sem nunca desistir. Lutar para que este seja o melhor dia do enredo da nossa vida, independente dos acontecimentos do dia anterior, sejam eles bons, ótimos ou ruins.

Ter uma forte determinação de conseguir o sucesso. Não o sucesso passageiro, mas o eterno, aquele alicerçado na sabedoria. Dê a ele o devido valor, agarre-se a ele e a sabedoria o cobrirá de honras. Dará a você uma valiosa coroa, admiração e respeito. Mas não fique cheio de si, pensando que sua própria sabedoria é a razão do seu sucesso. A verdadeira sabedoria é amar e obedecer aos propósitos e todo bem, fugindo de toda aparência do mal. Se você fizer isso, terá sempre saúde e vigor para enfrentar a vida, pois a sabedoria fará você andar pelo caminho certo, o caminho dos justos. Tudo isso é oferecido a quem o ama e sabe obedecer. O livro é um escudo que protege quem o ama.

É sempre sadio lembrar-se que para um grão se multiplicar é necessário planta-lo na escuridão da terra. Nós somos plantados em meio a fracassos, desesperos e traições. E ao nascer a semente não poderá escolher o que será, mas nós sim, apenas precisamos nutrir o corpo e a mente de planos para a realização dos nossos sonhos.

Mas os sonhos são meros sonhos, os planos são poeira, os objetivos impossíveis se não houver ação. Como o vagalume que só acende a luz quando voa devido à ação das asas, deve-se acender o nosso espírito, com a execução dos nossos planos para alcançar os objetivos e realizarmos os sonhos com a sabedoria que vem do céu.

É melhor agir e fracassar do que não agir, ficar estatelado no tempo, permitindo que os pensamentos controlem nossas ações e devorem nossos sonhos anulando o encanto o que nossa alma tem.

Raul Rodrigues é engenheiro e ex-professor universitário.