O Reino Unido registrou ontem, pelo segundo dia seguido, quase três mil novos contaminados por coronavírus. O governo britânico confirmou mais 2.420 infectados, em contagem que excluiu os casos identificados na Irlanda do Norte, um dos países que compõem a nação insular.
Segundo a plataforma Our World in Data, da Universidade de Oxford, são 2.948 casos contando com os números da Irlanda do Norte, apenas 40 a menos em comparação com a taxa registrada na segunda-feira pelo Reino Unido. Os registros dos últimos dois dias apontam para um aumento no número de novas contaminações na Grã-Bretanha.
Em entrevista à BBC, o epidemiologista Jonathan Van-Tam afirmou que a população britânica "relaxou demais" durante o verão europeu e alertou que, caso o Reino Unido não volte a discutir formas de conter o vírus, os próximos meses serão "tortuosos". Até agora, 352.520 britânicos foram contaminados pelo Sars-Cov-2, e 41.584 morreram de Covid-19.
Hong Kong e Índia
Hong Kong vai aumentar o limite de aglomerações sociais para quatro pessoas e reabrir mais estabelecimentos esportivos a partir de sexta-feira, à medida em que as taxas de infecções diárias caem de três para apenas um dígito na região, segundo conta a agência de notícias Reuters. Na semana passada, academias e salas de massagem foram reabertas e o horário para atividades noturnas foi ampliado.
A Índia confirmou ontem seu maior número de mortes por Covid-19 em mais de um mês, com 1.133 óbitos nas últimas 24 horas. Ao mesmo tempo, o país - que ultrapassou o número de casos do Brasil na segunda-feira -, registrou mais 75.809 contaminados, menor taxa de infecções diárias em uma semana, de acordo com o jornal inglês The Guardian. Ao todo, o governo indiano soma 4.280.422 de casos e 72.775 vítimas fatais.
Recuperação
O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, afirmou ontem que a resposta econômica da Europa à crise da Covid-19 tem sido "muito superior" aos pacotes de estímulo anunciados por Estados Unidos e China. "Esta corajosa reação foi fundamental para proteger nossos cidadãos e salvaguardar nossas empresas. Os mercados financeiros também reconheceram nossa atuação abrangente", defendeu Michel no Fórum Econômico de Bruxelas.
Entre as medidas acordadas pelos líderes europeus - e ressaltada ontem por Michel, em discurso - está o Fundo de Recuperação com um valor total de 750 bilhões de euros.
O presidente do Conselho clamou por uma rápida ratificação do projeto, que ainda precisa da chancela do Parlamento Europeu e dos Estados-membro para entrar em vigor. Por outro lado, Charles Michel reconheceu que a crise da Covid-19 pode ser ainda mais severa se não houver uma resposta de estímulo abrangente.