O ministro da Economia, Paulo Guedes, avaliou ontem que a reforma administrativa enviada pelo governo ao Congresso Nacional pode ter um impacto de quase R$ 300 bilhões em dez anos.
Segundo Guedes, a reforma tem como focos o aumento da produtividade no setor público e a digitalização dos serviços. "Quando você dá um choque digital, a taxa de reposição cai bastante. Se aposentam dez pessoas, contratamos uma ou duas", afirmou. "A taxa de reposição de equilíbrio será de 60% a 70%, mas nesses primeiros anos estamos em 20%. Demos uma pisada no freio após anos de muitas contratações", completou.
Para o ministro, a reforma deve ter um curso relativamente suave no Congresso. "A reforma deve ser aprovada ainda este ano até porque atendeu a requisitos políticos. Se o Congresso quiser apertar a reforma, aperta, se quiser suavizar, suaviza. Mas achamos que reforma administrativa está na medida para ser aprovada", completou.
Guedes defendeu ainda o aumento dos maiores salários da administração pública ao mesmo tempo que uma redução dos salários dos novos concursados. (E.C.)