A visita do diretor-presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Pedro Tegon Moro, a Mogi das Cruzes na última quarta-feira deixou um saldo positivo para a região. O encontro marcado com o prefeito Marcus Melo (PSDB) teve como pauta central a exposição do projeto de reforma e ampliação das estações mogianas da Linha 11-Coral - Estudantes, Mogi das Cruzes e Jundiapeba - que passaram por chamamento público para licitação de concessão do uso comercial dos espaços. Na proposta, o ponto de destaque seria a integração das estações ferroviárias com os terminais de ônibus Estudantes e Central, por meio de passarelas.
Moro, porém, levou para casa outras demandas da região e garantiu empenho nos estudos para a viabilização das reivindicações. Uma delas, a integração tarifária entre os transportes ferroviário e rodoviário urbano de Mogi, foi discutida incialmente em abril de 2019, mas sem avanços. "Estamos abertos às negociações com as empresas que operam as linhas dos ônibus municipais", adiantou o dirigente da CPTM.
Outra proposta partiu do coletivo Mountain Bibe e do Colégio de Arquitetos de Mogi das Cruzes para a criação de uma ciclovia - a Leste-Oeste - interligando os distritos de Jundiapeba e Cezar de Souza em área marginal à ferrovia. Segundo a proposta, a CPTM cederia um espaço não utilizado na passagem dos trens entre as estações Jundiapeba e Estudantes, da Linha 11-Coral, para que a Prefeitura pudesse instalar a via de ligação paras as bicicletas. A ideia também ganhou o apoio da estatal, dependendo da "possibilidade técnica e operacional" do projeto.
Para fechar o pacote, no mesmo formato da concessão à iniciativa privada das estações de Mogi, o presidente da CPTM revelou estudos similares para as estações Aracaré, Itaquaquecetuba e Engenheiro Manoel Feio - todas em Itaquá, na Linha 12-Safira. Os terminais seriam reformados, ampliados e teriam a instalação de bicicletários, além da criação de espaços comerciais para melhorar o atendimento ao público. A proposta em Itaquá ganha corpo após o avanço da concessão em Mogi.