Reportagem publicada ontem pelos jornais Mogi News e Dat mostrou o custo do funcionamento de uma Câmara de Vereadores. Os moradores do Alto Tietê tiveram que desembolsar, entre maio do ano passado e abril deste ano, R$ 126 milhões para manter os dez parlamentos em atividade. É como se cada habitante contribuísse com R$ 89,62 para arcar com o Legislativo regional.
A pergunta que o leitor pode estar fazendo agora é se é justo pagar essa quantia para políticos, sendo que alguns deles pouco ou nada fazem de visível à população. O questionamento é legitima e deve ser feito sempre, no entanto, ele precisa ser direcionada para encontrar mecanismos que deixem as Casas de Leis com valores mais justos e, claro, cobrar maior efetividade dos vereadores, como a criação de leis e fiscalização dos atos do Executivo municipal, e não, como alguns podem pensar, na extinção desse tipo de poder, afinal a Câmara de Vereadores tem um custo, mas também tem um valor importante.
Parte das cidades que compõem do Alto Tietê, como Mogi das Cruzes e Suzano, é consideravelmente grande, o que dificulta o acesso dos moradores às prefeituras ou ao prefeito diretamente. Em municípios menores, como Salesópolis, esse caminho pode ser mais fácil. Sendo assim, buscar o apoio de um vereador é mais fácil, já que ele está mais próximo do eleitor - ao menos deveria estar - e esse meio de campo com o Executivo municipal faz com que a demanda solicitada, como tapar um buraco na rua, seja atendida de forma mais célere.
Depois de algum suspense em razão da pandemia de coronavírus, as eleições municipais foram confirmadas para novembro, sendo assim, 2021 inicia com uma nova legislatura e com caras novas nos parlamentos regionais. Nunca é demais falar: em época de corrida eleitoral, os políticos batem à porta, conversam com eleitores e trazem um caminhão de promessas, entretanto, alguns esquecem desse período quando são eleitos. Cobrar os representantes do povo diante do Executivo, mesmo após as eleições, talvez seja a maneira mais eficiente de baratear o custo do poder Legislativo.