O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), confirmou ontem que foi diagnosticado com Covid-19. O tucano afirmou não ter sintomas e vai permanecer em isolamento pelos próximos dez dias. "Seguindo o princípio da total transparência com que temos lidado com a pandemia, informo que fui diagnosticado com Covid-19. Estou bem, sem sintomas. Seguirei trabalhando de casa, cumprindo as recomendações médicas de isolamento. Tenho fé em Deus que vou superar a doença", disse em vídeo divulgado nas redes sociais.
Na entrevista coletiva sobre combate ao coronavírus em São Paulo, o vice-governador, Rodrigo Garcia, afirmou que Doria "continuará dando as orientações para as equipes". Garcia vai participar dos atos presenciais e entrevistas, enquanto o governador estiver em isolamento. "Imediatamente após a confirmação do exame, Doria iniciou isolamento em sua residência, segundo protocolos médicos, e deve permanecer em observação pelos próximos dez dias. O governador está assintomático e recebe acompanhamento do médico infectologista David Uip", diz nota do governo do Estado.
De acordo com o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, pessoas que tiveram contato mais próximo com Doria já foram afastadas das funções e estão sendo testadas. Horas depois, a primeira-dama Bia Doria também recebeu confirmação de teste positivo para a doença. De acordo com nota à imprensa do governo do Estado, ela iniciou isolamento em sua residência e também permanecerá em observação.
Do governo, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, e o secretário estadual de Habitação, Flavio Amary, foram afastados. Gorinchteyn será responsável por listar as pessoas, entre servidores, assessores e familiares, que tiveram contato com o governador. (E.C.)