O Sesc Mogi das Cruzes promove diversas atividades, algumas delas exclusivas para pessoas idosas. As aulas de dança circular, com Sonia Lima, por exemplo, começaram na última quinta-feira, e seguem até 29 de setembro. As aulas gratuitas são semanais e acontecem das 15h30 às 17 horas.
A dança circular é uma forma de dança coletiva que visa a integração em grupo e o fortalecimento de valores como empatia, bem-estar e liberdade. Os movimentos estimulam a coordenação motora, o equilíbrio e a sociabilização.
Sonia Lima é focalizadora de danças circulares há mais de 20 anos. Ela mantém grupos regulares de dança circular em Mogi das Cruzes e São Paulo, em associações culturais, praças e instituições culturais. Desde 2002, é co-organizadora dos Encontros Brasileiros de Danças Circulares Sagradas, e foi uma das responsáveis pelo Grupo "Educação para a Vida - As Danças Circulares como Caminho".
Outra opção para idosos é a aula aberta de esportes com educadores em atividade físico-esportivas do Sesc. A prática em grupo engloba diferentes tipos de ginástica (ginástica artística, rítmica, acrobática, aeróbica e de trampolim), manifestações da cultura popular (dança, jogos e circo) e do esporte.
As aulas também gratuitas, com início na última sexta-feira, acontecem às quartas e sextas, das 16h30 às 17h30. O objetivo é possibilitar a troca de experiências, como forma de integração e diversão, promovendo o bem-estar e a saúde, considerando a história, os interesses e as necessidades de cada pessoa.
Festival
Destaque também para o FestA! - Festival de Aprender, que acontece pela primeira vez na unidade. A programação tem forte inspiração na cultura japonesa, sendo uma homenagem aos imigrantes do país que fazem parte da formação da cidade. Entre os destaques está a Feira de Cerâmica com artesãos e alunos dos cursos de cerâmica do Casarão do Chá, que venderão suas peças e estarão disponíveis para trocas. A atividade começou ontem, continua hoje, e no próximo fim de semana, das 10 às 17 horas.
O festival conta ainda com a instalação audiovisual Jardim de Borboletas: uma experiência imersiva em cores e luzes também promete agitar a unidade. O projeto de Demétrio Portugal em parceria com Ceci Soloaga e Erica Mizutani acontece durante as noites da próxima terça até quinta-feira (de 12 a 14 de julho), sempre no horário das 18h30 às 21h30.
A iniciativa deve transformar o galpão do Sesc Mogi em uma obra viva, onde o público pode interagir com a instalação dentro e fora do espaço.
A unidade conta com outras atrações no fim de semana e ao longo do mês. O Sesc está localizado na rua Rogerio Tacola, 118, Socorro.