Os vereadores da Câmara de Suzano aprovaram na sessão ordinária da última quarta-feira o projeto de lei que institui no calendário oficial de datas e eventos do município a campanha "Junho Violeta". O projeto é de autoria do parlamentar Lazario Nazaré Pedro (Republicanos), o Lázaro de Jesus. Agora o texto segue para sanção do prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi.
De acordo com a propositura, durante o mês de junho devem ser realizadas ações de mobilização, sensibilização e conscientização da população sobre todos os tipos de violência contra as pessoas idosas. O laço na cor violeta é o símbolo da campanha.
Na justificativa do projeto, o vereador aponta que o Junho Violeta é "um movimento de conscientização realizado por diversos segmentos públicos e privados, dirigido à população idosa em geral sobre a importância da prevenção dos casos de abuso e violência contra a pessoa".
Lazario ressaltou ainda a importância de haver um mês de referência para a realização de palestras, debates, caminhadas e outras ações que envolvam as famílias, pessoas mais próximas aos idosos e toda a comunidade sobre o tema.
Brasil
Dados do Disque 100, que recebe denúncias de violência contra grupos vulneráveis no país, revelam que entre janeiro e março deste ano, houve 19.600 denúncias referentes a pessoas idosas, totalizando 95.278 violações. O número de denúncias representa 22,97% do total do período, abaixo apenas de casos envolvendo crianças e adolescentes.