Guararema - Segundo a Prefeitura de Guararema nesta semana, o município se manteve com a melhor média no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb) entre as cidades do Alto Tietê no ano de 2021.

A avaliação, segundo o Ministério da Saúde, serve para reunir os resultados da qualidade da educação de um município, calculando a aprovação escolar e as médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

O desempenho da educação de Guararema, segundo a administração municipal, foi de grau 6,7, superando todas as outras nove cidades da região no ano passado.

Na comparação com os municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba (RMVP), Guararema ficou na segunda colocação, sendo superada pela cidade de São José dos Campos, que registrou 6,8. O desempenho de São José foi o melhor dos 40 municípios da região situada no cone-leste paulista.

Na comparação com as cidades da Grande São Paulo, Guararema também marcou a segunda melhor posição, perdendo apenas para São Caetano do Sul (nota 7,0). No ranking estadual do Ideb, Guararema alcançou a 11ª colocação.

O desempenho das escolas de Guararema superou a nota mínima para o Estado de São Paulo, que é de 6,5, e do mínimo nacional para o primeiro ciclo do Ensino Fundamental (nota 5,5).

A Secretária de Educação de Guararema, Clara Assumpção Eroles Freire Nunes, reforçou que mesmo com a pandemia de Covid-19, a participação dos profissionais da Educação municipal se manteve presente em todo o ano letivo, e que a Educação de Rede Municipal conseguiu entregar um ensino de qualidade, que se refletiram nos indicadores.

*Texto sob supervisão do editor.