A quinta edição do Concurso de Desenho e Redação, uma das ações desenvolvidas pelo Dat - Formando o Cidadão do Futuro, projeto educacional do Grupo Mogi News, está sendo organizado com o apoio de importantes empresas do Alto Tietê. São empresários de diferentes segmentos que acreditaram na proposta por conta do seu comprometimento com a Educação. Cada uma será responsável pelas premiações referentes às três categorias existentes e ao café especial que será oferecido aos convidados. A cerimônia de premiação, que parabenizará os 15 vencedores da proposta aplicada nas redes de ensino de Biritiba Mirim e Poá, será no dia 31 de agosto, às 9 horas, no Complexo Educacional Bortolozzo, na rua Deputado Nelson Fernandes, 230, na Cidade Kemel, em Poá.
Ao todo, 15 mil estudantes dos ensinos Fundamental I e II participaram do concurso, que abrange três categorias: Desenho, voltada às crianças do 1º ao 3º ano; Redação - Nível I, para os alunos do 4º ao 5º ano; e Redação - Nível II, para os que estão entre o 6º e 9º ano, aplicado somente na rede de Poá. Coube aos jovens produzir uma ilustração e um texto com a seguinte temática: "Como melhorar o mundo com boas ações - A ética em sala de aula". Cada cidade envolvida será contemplada com os seus vencedores, que serão distribuídos entre os primeiros, segundos e terceiros lugares de cada categoria. Eles vão ser premiados, conforme a posição, com um curso de idiomas fornecido pelas escolas Zap, de Biritiba Mirim, e Wizard, de Suzano; uma bicicleta, cedida pela Ciclo Bike's Marchetti; e um vale-presente no valor de R$ 300 fornecidos pelas lojas Pop Bazar, Neia Calçados, Dolce Baby e Resende. Os professores orientadores dos ganhadores também vão ser contemplados com uma premiação especial concedida pelo Magic City.
Segundo o gerente da Wizard Suzano, André Ricardo de Araújo, que concedeu três bolsas de estudos para os vencedores de Poá, apoiar eventos voltados à Educação contempla a sua missão em colaborar com essa área. "Acho importante iniciativas em prol da leitura, pois por meio dela são explorados inúmeros conhecimentos. A Wizard, que já tem mais de 30 anos no mercado, acredita na transformação por meio da Educação, e, ao conhecer a proposta, se colocou à disposição para contribuir. Nós temos um projeto chamado Wizhug, que oferece bolsas de estudos a crianças carentes, a cada 100 matrículas, um novo aluno é beneficiado. Portanto, para nós, será gratificante ceder essas novas bolsas e a alunos que se esforçaram para conquistar o primeiro lugar do concurso", destaca.
A proprietára da ZAP Idiomas, Juliana Ferreira Leite, que concedeu duas bolsas de estudos para os finalistas de Biritiba Mirim, acredita que o seu apoio irá ajudar na formação dos participantes. "Da minha parte, colaborar com esta premiação é uma forma ajudar a oferecer um futuro melhor aos participantes. Aprender um novo idioma ajuda o aluno a se compreender melhor, a respeitar um ao outro, a conhecer culturas diferenciadas. O inglês é uma língua hegemônica, eles vão precisar bastante desse idioma tanto por questões profissionais quanto pessoais, como viagens de lazer como também de trabalho. O resultado será positivo a todos", enfatiza.