Poá encerrou sua 27ª participação nos Jogos da Melhor Idade (Jomi) 2025 com um resultado histórico: a delegação da cidade conquistou a 5ª colocação na classificação geral entre os 50 municípios que compõem a 2ª região. Com um total de 100 pontos e 15 medalhas, sendo cinco de ouro, quatro de prata e seis de bronze, este é o melhor desempenho já registrado por Poá na competição, que reúne atletas com mais de 60 anos, promovendo o esporte, a saúde e a integração.

O evento, realizado entre os dias 23 de maio e 7 de junho, celebrou o esporte e o envelhecimento ativo, reunindo centenas de competidores em diversas modalidades como: atletismo, natação, vôlei adaptado, dança de salão, bocha e xadrez. A delegação poaense, formada por dezenas de atletas, professores e técnicos, teve desempenho de destaque em várias provas, entre elas natação (ouro e prata), atletismo (outo, prata e bronze), tênis de campo (ouro), tênis de mesa (ouro, prata e bronze), basquete (prata) e vôlei adaptado (ouro).

Com o resultado, Poá classificou diversos atletas e modalidades para a final estadual, que acontece em setembro, em São João da Boa Vista. Neste ano, a cidade apresentou uma evolução na competição em relação aos anos anteriores. Em 2023, Poá conquistou a 7ª colocação geral e 2024 ficou na a 6ª colocação.

O prefeito de Poá, Saulo Souza, comemorou o resultado e destacou o compromisso da gestão com o incentivo ao esporte. “Essa foi uma participação histórica. Ver nossa cidade entre as cinco melhores é motivo de muito orgulho. Parabéns aos nossos atletas, professores, técnicos e a toda a equipe da Secretaria de Esportes, que representaram Poá com garra e dedicação. Reafirmamos nosso compromisso em seguir oferecendo condições e estrutura para que nossas equipes cheguem cada vez mais longe”, afirmou.

Para o secretário de Esportes de Poá, Diogo Ferreira, a conquista é fruto de um trabalho coletivo que começa muito antes da competição. “Esse resultado histórico é mérito do esforço e da união entre atletas, professores e técnicos. Poá encerra sua participação com orgulho e já mira as próximas edições da competição. Esse é só o começo. O objetivo do prefeito Saulo Souza é fortalecer ainda mais nossas equipes e buscar novas conquistas”, finalizou o secretário.

Torcida
Saulo Souza, esteve no dia 31 de maio, em Pindamonhangaba, para apoiar e levar sua torcida os atletas da cidade que participavam do Jomi. Ao lado da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Flavia Souza, o chefe do Executivo acompanhou de perto a apresentação da equipe poaense na disputa de coreografia, reforçando seu compromisso com a delegação poaense, o esporte e a valorização da terceira idade.

JOMI 2025
Os Jogos da Melhor Idade são uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes, e têm como objetivo promover o bem-estar, o lazer e a integração dos idosos por meio do esporte. A competição também tem forte papel social ao incentivar a autonomia e autoestima da população acima de 60 anos.

Resultados:

Tênis de mesa
Poá teve excelente desempenho na modalidade disputada em Suzano. Destaque para Catsue Shimura, medalha de ouro na categoria B feminino; José Villegas, prata na categoria B masculino; e Julio Kinoshita, bronze na categoria A masculino.

Atletismo
Com um time de 16 atletas, Poá conquistou duas medalhas de ouro com Francisca de Oliveira Santos e uma de bronze com Enaura, ambas na categoria E (80 a 84 anos), somando pontos importantes para a classificação geral.

Tênis de campo
Os tenistas poaenses brilharam e garantiram presença na final estadual. Manoel Sinohara e Armando Kamata conquistaram o tricampeonato na categoria A masculino. Na A feminino, Alessandra e Márcia chegaram ao pentacampeonato. Vanildo e Mitsuo venceram na categoria B masculino em sua estreia.

Vôlei adaptado
As equipes femininas e masculinas de Poá se destacaram nas quadras em Pindamonhangaba. O time feminino 60+ avançou à semifinal invicto.
Na fase final, Poá conquistou três medalhas de bronze:
• Masculino 70+, ao vencer Santa Isabel;
• Masculino 60+, superando São Sebastião;
• Feminino 60+, vencendo Pindamonhangaba por 2 sets a 1.

Natação
Mary Aparecida conquistou duas medalhas: prata nos 50 m nado livre e bronze nos 50 m nado costas (categoria C), garantindo vaga na final estadual.
Angela Ogawa também se destacou com o 4º e 5º lugares nas mesmas provas da categoria B.

Basquete 3x3
A equipe masculina da categoria A conquistou o vice-campeonato em partida contra Pindamonhangaba, encerrando a partida com placar apertado de 8 a 6. A medalha de prata marcou uma das melhores campanhas da modalidade para a cidade.