O atleta Maciel Santos, da Associação Desportiva de Mogi das Cruzes (ADMC), conquistou a medalha de ouro na Copa do Mundo de Bocha, que começou no dia 26 de abril e terminou na última segunda-feira, no Rio de Janeiro. Ele, que joga pela categoria Bc2, venceu a disputa individual e foi também bronze competindo por equipes. O evento contou com a participação de atletas de 18 países.
Outro destaque do evento, na Arena Carioca, foi Evelyn Oliveira, da categoria Bc3, que treina no Sesi-SP em Suzano. Ela ganhou bronze no individual e prata nos pares, em dupla com Mateus Carvalho, de Uberlândia (MG). A atleta comemorou o resultado e disse que está dentro do esperando, neste período em que o esporte passa por adaptações. A perspectiva é positiva para as próximas competições, e especialmente o Mundial, que será realizado em dezembro no Rio. A Copa do Mundo, de acordo com o assistente técnico, João Martins, serviu como evento teste para que os organizadores possam detectar falhas e melhorar questões de infraestrutura, como transporte e acomodações, que serão utilizadas em dezembro. O Mundial garante vaga direta para as Paralimpíadas de Paris em 2024.
Martins afirma que em julho haverá outra etapa da disputa internacional, em Póvoa do Varzim, em Portugal. Evelyn aguarda a confirmação sobre sua participação. "Assim como no Rio, essa competição reunirá muitos atletas de elite, sendo de extrema importância chegar bem para competir e fazer avaliações dos nossos possíveis adversários", salientou.
O assessor técnico afirmou que Maciel, assim como toda comissão técnica da seleção brasileira, está focado nos treinos, visando o pódio em dezembro. O objetivo é trazer medalhas para o Brasil e levar o nome de Mogi para o mundo.
O atleta de Mogi vem se destacando no esporte. Maciel ganhou a medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 e o ouro em Londres em 2012, além do primeiro lugar no pódio na Copa América.