Medalha de prata nos Jogos Escolares Paralímpicos na modalidade bocha, categoria b-c3, no ano passado, o atleta amador Leonardo de Miranda Ribeiro, de 17 anos, teve o seu empenho reconhecido por meio de uma moção de aplauso aprovada, por unanimidade, pela Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos anteontem.
Representando a Escola Estadual Carlindo Reis, Ribeiro foi campeão paulista na classificação geral. Ele treina no Instituto Incluir (Polo Sesi de Suzano). Além disso, é atendido no Instituto Souza Centro de Equoterapia e Reabilitação no bairro do Cambiri, em Ferraz. Pelo seu desempenho, Ribeiro foi convocado para representar o Estado de São Paulo na disputa do Campeonato Brasileiro de Jovens, que será realizada entre na próxima semana, entre os dias 24 e 29 de maio, em Curitiba (PR).
O pai de Leonardo, José Alfredo, deixou de trabalhar para se dedicar integralmente ao filho e afirmou que sempre acreditou em seu potencial. O pai conta que o filho foi vítima de uma queda na escola e perdeu os movimentos das duas pernas. O processo de inclusão, segundo ele, é bastante árduo no dia a dia, porém, com muita luta é possível alcançar o seu espaço. José Alfredo agradeceu a atitude da Câmara Municipal e as equipes dos Institutos Souza e Incluir e da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer de Ferraz, chefiada por José Batista de Souza, o Zé Batista.
Principal articulador da moção de aplauso, já que o documento foi assinado pela maioria dos colegas, o vereador Álvaro Costa Vieira (Pode), o Kaká, afirmou que Ribeiro é um lutador nato e um verdadeiro exemplo de perseverança. Além dele, também exaltaram a trajetória do jovem, Osni Angelo Pasquarelli (PDT), o Ni, José Juca de Araújo Neto (PSC), o Juca do São Judas, Alexandro Santos Alves Silva (PSC), o Teteco, Claudio Roberto Squizato (PL), Claudio Ramos Moreira (PT), Flávio Batista de Souza (Pode), o Inha, e Valter da Costa Fernandes (PSD), o Valtinho do Som.