A primeira partida de futebol com o uso da trena à laser para medir a distância de 9,15 metros entre a bola e barreira nas cobranças de falta, acontece hoje, às 19 horas, no Estádio Municipal Francisco Ribeiro Nogueira, o Nogueirão, em Mogi das Cruzes. O amistoso com as equipes Entre Amigos e Bertioguinha, é promovido pela Prefeitura de Mogi, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e o inventor suzanense Oscar de Oliveira, responsável pelo equipamento.

A expectativa de Oscar é grande para o evento: "É o primeiro jogo experimental utilizando o laser. Será um jogo interessante por conta da inovação. Pela primeira vez, em mais de cem anos de futebol, a distância exata entre a barreira e a bola será medida". O inventor acredita que, com a tecnologia, os gols de falta serão mais comuns no futebol.

A entrada para o jogo é gratuita. A gravação da partida será encaminhada para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), segundo Oscar, a pedido do vice-presidente Fernando Sarney para análise do funcionamento do equipamento. O suzanense afirmou que deve ocorrer uma reunião entre ele e a confederação ainda neste mês. 

Para saber mais sobre a tecnologia clique aqui.

Oscar de Oliveira

O suzanense Oscar de Oliveira é o inventor do fute-tênis e, segundo ele próprio, um homem apaixonado pelo esporte. Sua ideia de implantar a trena à laser no futebol vem desde 1995, mas ganhou destaque no ano passado, quando se reuniu pela primeira vez com líderes da CBF e a comissão de arbitragem, comandada na época por Leonardo Gaciba.

*Texto supervisionado pelo editor.