Felipe Fontes e Emanuel Almeida, 15 e 10 anos, são os primeiros do ranking em suas respectivas categorias, Infanto Juvenil B categoria Pena e Pluma, pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ). Os jovens itaquequecetubanos são alunos dos professores Gustavo e Bruno Almeida e sonham em disputar o World Professional Jiu-Jitsu Championship 2022, que acontecerá em Abu Dhabi em novembro.
Felipe disse não saber explicar a sensação de ser o número um do ranking, mas seu professor falou o por quê de seus alunos serem vencedores. "São meninos da periferia de Itaquá, extremo leste. E se destacam bastante nas competições, fazem da dificuldade um esforço maior para as conquistas", comentou.
Para o jovem de 15 anos, seria impossível saber quem se tornaria caso não tivesse conhecido seu professor, figura pela qual sente grande admiração e carinho, sentimentos que Gustavo também disse compartilhar. Felipe atribuiu ao professor seus títulos brasileiro, sul-americano e mundial.
Além do professor, Felipe disse que o esporte foi outra coisa que salvou a sua vida. "O esporte me tirou das ruas. Eu ficava o dia inteiro na rua, saía às 10 horas da manhã e às 10 horas da noite, não me alimentava direito. Então conheci o jiu-jitsu, fiz uma aula experimental e gostei. Com uma semana de treino fiquei em terceiro lugar em um campeonato, lembro bem desse dia. Foi aí que pensei que poderia vencer com o jiu-jitsu, me aproximar das competições e ganhar", explicou.
O maior objetivo de Felipe, segundo ele próprio, é conquistar coisas maiores no esporte, como lutar fora do país, mas atenta que para que isso seja possível, é preciso arrecadar dinheiro. Por isso, os atletas e seus professores fizeram uma vaquinha online para tentar representar o Brasil no campeonato mundial de Abu Dhabi. A meta é chegar em R$30 mil, que cobriria o custo das inscrições dos jovens e as passagens e hospedagens para a capital dos Emirados Árabes.