A etapa estadual da XVII Copa Casa de Futebol, campeonato feito pela Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo aos Adolescentes (Casa) de São Paulo, terá início nesta segunda-feira. Nesta fase, todos os jogos serão disputados em campos com medidas oficiais, tendo até estádios como palco para o evento. A etapa regional, disputada anteriormente, contou com 62 times representantes de divisões regionais, e oito foram classificados. Cerca de mil jovens em regime socioeducativo participam de toda a competição.

Para Robson Fioretti, profissional de educação física da Fundação Casa de Arujá, que foi uma das equipes classificadas, o esporte é fundamental para a ressocialização dos jovens. "O esporte é importante em absolutamente tudo. Além de agregar à saúde física e mental, prepara o indivíduo para a competição que existe em todas as áreas do mundo e, também, é motivo de alegria." Segundo ele, os jovens tem total interesse por campeonatos externos. "Cada pessoa é única, então os níveis de dedicação são diferentes, mas sempre o máximo é explorado voluntariamente", afirmou. 

Omair Rodrigues, também profissional de educação física da unidade arujaense, contou que os jovens passam por preparações físicas e treinamentos para a disputa dos jogos. Na unidade, é usada a quadra poliesportiva. De acordo com ele, o nível de habilidade dos atletas aumenta gradativamente conforme a progressão da competição. 

Robson acrescentou que "80% dos jovens não têm condições físicas e técnicas ideais, devido à realidade conturbada em que viveram. Cabe a nós o aprimoramento, além de instruí-los sobre as regras da modalidade."

A equipe de Arujá participará das primeiras partidas na próxima segunda-feira no campo de futebol do C.S.l. Benfica do Brasil, localizado no bairro da Vila Maria (capital), que terá também os times Nova Vida e Rio Tâmisa, representando a capital, e Santo André II, pelo Litoral. O campo do União da Balança, de Guararema, foi um dos parceiros das etapas regionais da competição.

Campeonato

Diferente das normas conhecidas no futebol tradicional, a Copa Casa de Futebol adota um jogo praticado em dois tempos de 35 minutos cada. Os times são compostos por 11 jogadores titulares e quatro reservas, podendo ser feitas quatro substituições ao longo da partida. A arbitragem, até as quartas de final, fica por conta dos profissionais de educação física da Fundação Casa/SP. As semifinais e final são apitadas por árbitros cedidos pela Federação Paulista de Futebol.

Na rodada da próxima quarta e quinta-feira, será usado o Estádio Bela Vista, localizado na cidade de Cravinhos, no interior do Estado, para o jogo entre os times de Limeira, representando a região de Campinas – Divisão Regional Metropolitana Campinas (DRMC), e Ribeirão Preto, representando a Divisão Regional Norte (DRN). No Estádio Municipal "May Wirth", em Oriente, o duelo será entre as equipes dos centros Rio Dourado, pela cidade de Lins – Divisão Regional Oeste (DRO), e Três Rios, representando Iaras – Divisão Regional Sul (DRS).

Ao final do campeonato, haverá prêmios de artilheiro, goleiro menos vazado e fair play, tendo como base apenas os jogos de semifinal e final. Os quatro times melhor colocados receberão troféus.