Itaquaquecetuba sediou a 1ª Conferência dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ promovida pela Secretaria da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania. O evento discutiu o combate à violência, a construção de políticas públicas, empregabilidade e a criação de espaços de diálogo para a promoção da igualdade, respeito e inclusão. O encontro aconteceu na última sexta-feira (25) no Projovem e contou com a participação de autoridades, sociedade civil, líderes da comunidade e convidados.
“A presença de cada um é muito importante. Queremos que as pessoas LGBTQIA+ do município se sintam acolhidas e seguras. Agradeço também quem participou da preparação dessa conferência. É um passo importante para construirmos políticas públicas efetivas capazes de proteger e promover os direitos da comunidade. Itaquaquecetuba tem compromisso com a inclusão e hoje estamos fazendo história”, disse a secretária Hadla Issa.
A programação incluiu palestras, mesas de discussão e a elaboração de propostas para fortalecer a garantia de direitos e o combate à discriminação no município. Os eixos de discussão foram propostos pelo Governo Federal e incluem trabalho digno e geração de renda, interseccionalidade, internacionalização, enfrentamento à violência e institucionalização da Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+.
A conferência foi contemplada com a exposição fotográfica “Arco-íris no Escuro”, do artista Luciano Alves, que celebra a diversidade e a resistência. A mostra usa a fotografia, o relato e a notícia como formas de expressão e denúncia social.
Na ocasião, foi feita a escolha de delegados (representantes municipais) que participarão da conferência estadual. “A participação da comunidade na elaboração e monitoramento das políticas públicas é fundamental para garantir que necessidades específicas sejam atendidas. O encontro reuniu vozes diversas, definindo propostas que serão apresentadas no evento estadual em agosto. Estamos no caminho certo para a inclusão em Itaquá”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.
Cultura
28/04/2025 às 16:06
Itaquá sedia 1ª Conferência dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+
Por: Portal News
Evento discutiu o combate à violência, políticas públicas, empregabilidade e a criação de espaços de diálogo

A programação incluiu palestras, mesas de discussão e a elaboração de propostas
Foto: Aline Sabino/Divulgação