A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a ONG Dia da Terra Brasil, lançou na última quarta-feira (22), uma nova etapa do programa Jardins Comestíveis no Parque Ecológico Mario do Canto. Em celebração ao Dia da Terra e com apoio da EDP, a iniciativa dá continuidade ao projeto no território, conectando meio ambiente, cultura e desenvolvimento social.
No evento, estudantes da EMEB Vereador Augusto dos Santos fizeram o plantio de mudas e aprenderam na prática sobre solo e cultivo. Os Jardins Comestíveis sediaram ainda uma vivência de agrofloresta urbana com visitantes de uma empresa privada, unindo impacto socioambiental, educação ecológica e desenvolvimento humano. A ação foi finalizada com uma mesa sensorial de ecogastronomia, com degustação de alimentos saudáveis, muitos deles cultivados no próprio local.
“O Dia da Terra é um marco simbólico, mas para nós ele representa um compromisso cotidiano. O novo ciclo em Itaquá reforça nossa aposta em soluções concretas, que integram território, alimento, cultura e regeneração”, destacou o fundador da ONG Dia da Terra Brasil, Mozart Mesquita.
"Iniciativas assim mostram como a união entre poder público, sociedade civil e iniciativa privada pode transformar a cidade com mais áreas verdes e ações educativas”, completou a secretária do Meio Ambiente, Yasmim Zampieri.
Próximas etapas
Com uma agrofloresta de 2 mil m2 já implementada no parque, o projeto entra agora em uma fase de consolidação e qualificação do espaço. Nos próximos meses, a iniciativa também prevê sua continuidade por meio do Programa de Ação Cultural (PROAC), mecanismo de incentivo à cultura do Estado de São Paulo, ampliando seu potencial de impacto e alcance.
As ações incluem o manejo da área existente, com apoio de iniciativas de voluntariado corporativo, e a preparação do terreno para a futura implantação de uma nova obra do artista francês Jean Paul Ganem, prevista para inaugurar em setembro. Como parte desse processo, também estão previstos novos ciclos formativos voltados à jardinagem e à ecogastronomia, fortalecendo o caráter educativo e comunitário do projeto.
“A EDP tem o propósito de apoiar iniciativas que gerem impacto real e positivo nas regiões onde atua e acredita no poder das parcerias para transformar realidades, como demonstra esse projeto, que integra sustentabilidade, educação e inclusão. Para nós, é muito gratificante dar continuidade a esse trabalho construído a muitas mãos”, afirmou a gestora do Instituto EDP Marcela Almeida.
A nova etapa também marca um momento de reposicionamento da ONG Dia da Terra Brasil, após a conclusão de seu planejamento estratégico baseado na Teoria da Mudança. A organização passa a ampliar sua atuação com foco na diversificação de suas frentes de trabalho, integrando experiências regenerativas, cenografia viva e instalações ambientais, além de catering e ações gastronômicas conectadas à agroecologia.
"O programa traduz a visão de gestão que queremos para Itaquá: integrar meio ambiente e desenvolvimento social com o apoio de parceiros sérios. É assim que a cidade avança”, afirmou o secretário de Governo, Hugo Santos.
Todas essas iniciativas seguem articuladas ao programa Jardins Comestíveis e conectadas aos territórios de atuação da ONG, especialmente Itaquaquecetuba, que se consolida como referência para replicação do modelo. Com base nessa experiência, a ONG passa a desenvolver e oferecer microssoluções baseadas na natureza voltadas a empresas, poder público e instituições de ensino.
"Queremos uma Itaquá cada vez mais verde. O Jardins Comestíveis é um convite para a população ocupar os espaços públicos e aprender a cuidar da cidade com a gente”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.
O programa Jardins Comestíveis é uma iniciativa da ONG Dia da Terra Brasil que promove a criação de espaços produtivos em áreas urbanas, integrando agroecologia, educação ambiental, cultura alimentar e regeneração de territórios. Em Itaquá, desenvolve um modelo de agrofloresta urbana em espaço público, combinando produção de alimentos, formação e engajamento comunitário.