Na sessão ordinária desta quarta-feira (11), a Câmara de Mogi das Cruzes aprovou o Projeto de Lei n.º 27/2025, de autoria dos vereadores Rodrigo Romão (PCdoB) e Johnny da Inclusão (Avante), que visa instituir uma comissão para a elaboração do Plano Municipal de Acessibilidade. O objetivo principal da Comissão do Plano Municipal de Acessibilidade é promover ações integradas que garantam o acesso à cidade para todos os cidadãos, especialmente aqueles com deficiência ou mobilidade reduzida, seja temporária ou permanente, garantindo condições adequadas de circulação, deslocamento e acesso aos serviços públicos.
Rodrigo Romão, um dos autores, manifestou sua opinião sobre o tema. “Mogi tem mais de 400 anos, é rica, é forte e tem muitas tradições. No entanto, a Cidade deixa a desejar quando o assunto é a acessibilidade. Idosos têm muitas barreiras para se locomover em nosso Município. Pessoas com deficiência também. Faltam rampas de acesso, sinalização e planejamento para acolher a diversidade e garantir o direito de ir e vir a todos os cidadãos”.
Johnny da Inclusão, outro coautor da proposta, também falou em plenário. “Pensar em acessibilidade é pensar em todas as frentes, inclusive digital. Precisamos atender pessoas com deficiência física, mental, portadores de síndrome de Down, autistas, idosos, enfim, a todos”.
Homenagens
Os vereadores aprovaram também o Requerimento n.º 31/2026, que consigna “Votos de aplausos e congratulações” à atleta Melissa Yuna Furushima Baba, da Academia Yamashita, pelo destaque no taekwondo. A propositura é de autoria do vereador Felipe Lintz (PL). A homenagem reconhece a trajetória da atleta, que conquistou títulos como campeã paulista de 2025, campeã da Copa São Paulo nos anos de 2024 e 2025, campeã brasileira nos anos de 2024 e 2025 e campeã da Copa do Brasil de 2024.
Recentemente, Melissa garantiu vaga na seleção brasileira de taekwondo durante o campeonato Grand Slam, realizado no Rio de Janeiro. Com a conquista, a atleta representará o Brasil no Campeonato Mundial de Taekwondo, na Coreia do Sul.
“É motivo de muita alegria poder homenagear a atleta Melissa. É mais do que nossa obrigação reconhecer o esforço dos nossos esportistas. O taekwondo é uma modalidade promissora e uma ferramenta de defesa. Recentemente, aprovamos uma lei para incentivar o esporte aqui em Mogi, a fim de corrigir a falta de estrutura que afeta atletas de todo o Brasil”, destacou o vereador.
Destaque ainda para a Moção nº. 05/2026, com “Votos de aplausos e congratulações” à estudante Maria Eduarda Santana, aluna da ETEC Presidente Vargas, pela conquista de três medalhas de ouro na categoria do 1º ano do Ensino Médio nas etapas regional, estadual e nacional da Olimpíada Nacional Feminina de Química – “Quimeninas” 2025. A propositura é de autoria do vereador Francimário Vieira, o Farofa (PL), presidente da Câmara.
“A trajetória de Maria Eduarda inspira toda a comunidade mogiana e evidencia o impacto positivo de políticas de incentivo à educação científica e ao protagonismo feminino nas áreas de exatas. A jovem representa o potencial transformador da Cidade e está elevando o nome de Mogi em uma competição de abrangência nacional. Os pais também merecem homenagem e reconhecimento. São projetos assim que vão ajudar a construir um país melhor”, afirma Farofa.