A prefeita Mara Bertaiolli anunciou na manhã desta segunda-feira (12) a construção da primeira Unidade Básica de Saúde (UBS) Porte III em Mogi das Cruzes, no Jardim São Pedro, no distrito de Cezar de Souza. O anúncio foi feito em evento na Prefeitura que marcou a entrega de R$ 6,79 milhões devolvidos pela Câmara Municipal do Orçamento de 2025. Os recursos serão utilizados na obra da nova unidade. A previsão de entrega da unidade é para 2027.
A unidade, segundo a Prefeitura, será construída na Avenida João XXIII, nº 3.050, na área onde funcionava a escola do Serviço Social da Indústria (Sesi), tendo a entrada principal na rua Ângelo Ambiente Netto. O distrito de Cezar de Souza, segundo a secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, tem uma população de quase 60 mil habitantes, e registrou o maior crescimento entre os distritos da cidade, de 70% entre 2010 e 2022. A futura UBS terá uma capacidade operacional mensal de 10 mil atendimentos.
Rebeca explicou que o atendimento na nova UBS será misto, integrando o que é oferecido em uma UBS tradicional e na Estratégia de Saúde da Família (ESF), permitindo absorver ainda casos médicos de baixa complexidade que hoje são atendidos em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), como gripes e pequenas suturas.
A unidade, segundo a secretária, será a maior de Mogi, com alta capacidade assistencial na atenção primária, contando com um total de 12 consultórios, sendo quatro sem diferenciação de atendimento, dois ginecológicos, um multiprofissional, um voltado à saúde da mulher - incluindo acolhimento de vítimas de violência — além de quatro odontológicos. Segundo ela, a unidade terá ainda salas técnicas para imunização, medicação, inalação, coleta de exames e sala de amamentação. Destaque também para espaços destinados a atividades coletivas dos agentes comunitários de saúde.
"Além de ter mais consultórios, a complexidade de resolução é muito maior que unidades de porte I e II. Os procedimentos ambulatoriais são mais avançados", detalhou a secretária, ressaltando que casos de urgência, como infartos, ainda deverão ser atendidos em UPAs.
Recursos e obra
Rebeca informou que, após a assinatura da autorização para a obra, o próximo passo será a publicação do edital de licitação, estimado entre quatro e seis meses. Após a contratação da empresa responsável, o cronograma de execução prevê aproximadamente 18 meses.
Ainda de acordo com a secretaria, o investimento total da obra será de R$ 6.752.978,20, provenientes da devolução da Câmara. “Tínhamos uma fonte de recurso do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), mas não representava nem um terço do que a gente precisava, e com o recurso da Câmara vamos conseguir construir essa unidade com 100% daquilo que a gente planejou”, contou.
Segundo o secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Francisco Chavedar, o prédio terá piso único, sem escadas, com foco em acessibilidade, e o local ainda abrigará futuramente um Centro Municipal de Programas Educacionais (CEMPRE).
Legislativo
Acompanhado de outros vereadores, o presidente da Câmara, vereador Francimario Vieira, o Farofa, destacou que a destinação direta do recurso para uma obra específica é inédita na cidade. "Representa um legado deixado pelos vereadores", contou.
A prefeita Mara Bertaiolli também destacou a parceria com o Legislativo: “Pela primeira vez uma unidade de saúde vai ser construída com recursos devolvidos pela Câmara. Todas as vezes que fizemos reuniões com a Câmara durante 2025, mesmo com divergências ideológicas, o fundamental foi que vereadores e vereadoras sempre caminharam para fazer o melhor pela cidade. Essa UBS, uma unidade de porte III, vai atender muita gente. Cezar de Souza merece, a cidade merece”.
Lideranças comunitárias de Cesar também acompanharam o anúncio. Adalberto Santana de Andrade, presidente da Associação de Moradores do Jardim São Pedro e Região, afirmou que a implantação da unidade era uma reivindicação antiga da população: “Aquela área foi uma grande cobrança de todas as lideranças. Estaremos atentos ao acompanhamento das obras, porque todos os moradores reclamam da questão de saúde. É muito importante”.
O evento também foi acompanhado pelo vice-prefeito Téo Cusatis, o secretário adjunto de Saúde, Luiz Bot, vereadores e outras autoridades.
Maternidade
Ao final do evento, Rebeca detalhou para a Imprensa que a Secretaria segue acompanhando os tramites para a inauguração da futura Maternidade de Mogi, em Braz Cubas, prevista para o primeiro semestre deste ano. Segundo ela, no dia 20 de fevereiro está prevista a abertura de envelopes das propostas das Organizações de Saúde (OS).